O rio-clarense Paulo José Palota é um apaixonado por carros antigos. Amor que herdou de seu pai, em anos dessa paixão, teve o prazer de pilotar várias máquinas históricas nacionais e internacionais.

“A minha primeira máquina foi um Bianco S 1979, no ano de 1983, depois tivemos três Pumas, em seguida dois Jeep Willys, sendo um 1961 e o outro 1951 M38 do Exército, e tive o prazer de ter um Jeep Candango, além de duas Mercedes C180 e A190”, disse.

Atualmente Paulo é proprietário de um esportivo que foi fabricado no sul do Brasil e que nos anos 80 foi o sonho de muitos e até hoje segue entre os favoritos dos apaixonados por carros. O Miura é de uma marca nacional que fez sucesso nas décadas de 70 e 80 com o lançamento de esportivos. Os modelos foram sucesso de vendas no Brasil e até fora dele. Ao todo foram vendidas mais de 3.500 unidades dos 11 modelos lançados.

“O Miura sempre foi um sonho, desde que vi esse carro pela primeira vez. Era muito difícil encontrar um para comprar, porque muitos continuavam a rodar. Até que há 10 anos eu encontrei esse carro encostado na cidade de Piracicaba e fui buscá-lo. Foi um tempo restaurando, aos poucos, para chegar onde chegamos hoje. O Miura pra mim é um carro de uso, utilizo diariamente, viajo e participo de eventos como no encontro do Miura, em Porto Alegre, e assim aproveito muito. Com o carro parado o desgaste é muito maior, carros antigos têm que estar rodando”, explicou.

Quando perguntado se venderia o esportivo, Paulo é direto e ressalta a exclusividade do carro até os dias atuais.

“É uma paixão que não tem preço, não vendo. Esse é um dos carros com que estou há mais tempo, principalmente por ser um carro mais raro. Foram apenas 442 unidades como esta e, segundo o clube do Miura, em Porto Alegre, existem apenas 110 cadastradas no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e não sabemos se todos estão rodando”, destaca.

Paulo ressalta a importância de manter viva a história do automobilismo brasileiro. Em Rio Claro, é um dos principais nomes do Antigo Auto Clube.

“Sou um dos fundadores do Antigo Auto Clube, com 34 anos de existência, participando de encontros e eventos e mostrando essa paixão para quem sabe despertar em outras pessoas esse amor e preservar a história do antigomobilismo brasileiro”, finaliza Paulo.

História

O Miura começou no final de 1976, foi fundado por Aldo Besson e Itelmar Gobbi em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Juntos, eles criaram um protótipo, seguindo o que a marca Puma fazia desde os anos de 1960, de fibra de vidro com uma carroceria Volkswagen. O nome da marca veio de um modelo da Lamborghini, o Miura.

O primeiro carro, que depois foi batizado de Miura Sport, era um veículo bem arrojado e com os maiores luxos para os carros de seu tempo, contendo ar-condicionado, rádio AM/FM, entre outras coisas, foi fabricado em série nas cores vermelha, amarela, prata, branco e verde-escuro. O sucesso foi imediato e antes mesmo da produção em série ser iniciada já havia mais de 100 pedidos por um modelo. Esse modelo foi fabricado até 1979.

No ano seguinte, em 1980, o Miura apresentou seus mais novos projetos, o Sport II que era bem semelhante ao seu antecessor, apresentando apenas algumas melhorias e junto com ele o MTS (Miura Touring Sport), que seria lançado em 1981, mas que foi rebatizado em 1982 como Targa. A partir do Targa, nos anos seguintes surgiram suas versões conversíveis e com apenas algumas mudanças além desta, assim surgiram os modelos Spider e Kabrio, carros muito mais simples e mais acessíveis.

Em 1984 foi lançado o Saga, um dos automóveis mais luxuosos da marca, que tinha uma mecânica semelhante à de um Passat TS e com um motor AP 800 com 5 marchas, o que elevou o preço dos veículos Miura, além disso ele tinha direito a TV embutida no painel, bancos de couro, computador de bordo, frigobar, entre outros. Dois anos depois de seu lançamento veio o 787, uma versão melhorada e mais esportiva do antecessor Saga, quando começou a ser utilizado o motor VW AP 1800.

Já em 1987 foi lançado o X8, um sucesso de vendas da marca que era extremamente tecnológico, tendo sensor crepuscular e sintetizador de voz no computador de bordo. Em 1988 e 1989 dois grandes lançamentos: o Saga II e o Top Sport.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Meu Carro, Meu Xodó:

Fusca “Charada” é um modelo 75/76 e tem cor da Ranger

Miura: luxo das décadas de 70 e 80 desfila pelas ruas da cidade

Golf encantou moradores de Rio Claro no último Natal