Imagem ilustrativa.

Excesso de velocidade continua sendo a infração mais cometida pelos motoristas nas ruas do município

O primeiro semestre em Rio Claro se encerrou com a aplicação de 43.003 multas, segundo um levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. As infrações resultaram em um valor de R$ 3.437.775,00.

A principal imprudência dos motoristas ao volante segue sendo o excesso de velocidade, com 22.792 casos, seguido de avanço de sinal vermelho com 7.366 infrações. Em terceiro lugar aparece a multa de ‘estacionamento irregular’. Foram aplicadas de janeiro a junho deste ano 4.521 multas.

O perigoso ‘dirigir segurando o telefone celular’ também aparece nos dados enviados pela secretaria e somam 1.280 multas – uma média de sete notificações/dia.

Relatõrio de janeiro a junho de 2023 em Rio Claro

Quais são os tipos de infração de trânsito?

No Código de Trânsito Brasileiro, estão previstos quatro tipos de infrações: leves, médias, graves e gravíssimas.

Cada uma dessas infrações equivale a um número de pontos, que existem para punir o motorista que recebe multas em excesso.

A soma desses pontos é computada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de um motorista, sendo que estourar o limite pode trazer consequências graves a ele.

No artigo 259 do CTB, está prevista a pontuação para cada uma das infrações. Vamos a elas:

  • Infração leve: 3 pontos;
  • Infração média: 4 pontos;
  • Infração grave: 5 pontos;
  • Infração gravíssima: 7 pontos.

Segundo o artigo 261 do CTB, se um motorista soma 20 pontos em um período de 12 meses, ele sofre a suspensão do direito de dirigir.

Para poder voltar às ruas, ele precisa passar por um curso de reciclagem e também passar um período suspenso (que pode ir de um mês a um ano sem a CNH).