Ao final do Inverno, Rio Claro ganha um colorido especial. Simbolizando otimismo, prosperidade e alegria, é o amarelo que colore a paisagem sob o céu da Cidade Azul.

Essa beleza é proporcionada pela árvore-símbolo do Brasil, o ipê-amarelo, espécie dominante em praças e calçadas do município.

De acordo com Tadeu Olivetti, analista de planejamento da prefeitura, a sua incidência é maior na região do Bela Vista, Jardim América e Centro. O plantio se dá pela vontade dos moradores e por ações da prefeitura.

“Nos bairros, é o próprio munícipe que solicita autorização e orientação para plantar exemplares de ipês-amarelos. Já em praças públicas e canteiros centrais, é por meio da administração municipal”, explica Olivetti.

O analista lembra, por exemplo, que os ipês-amarelos plantados pela prefeitura no calçamento da escola estadual ‘Batista Leme’ datam de 1997 e os do Grêmio da Bela Vista, de 2003.

Considerando uma sequência natural, mas que depende das condições climáticas, a florada começa com o ipê-roxo (início do inverno), em seguida o amarelo, branco e rosa (este é nativo do Suriname).

Orientações

Os ipês rosa e roxo são indicados em praças. Para calçadas, há espécie específica do amarelo. Para informações, consulte a Secretaria da Agricultura: 3527-1428

blank
blank
blank
blank
REFERÊNCIA
Em Santa Bárbara d’Oeste, a Avenida Santa Bárbara, antiga estrada que ligava a cidade a Americana, se tornou um cartão-postal devido ao plantio de ipês ao longo de toda a via. O mesmo modelo poderia ser trazido para Rio Claro, por exemplo, em locais como a Via da Saudade, ocupando o lugar das árvores de outras espécies que tiveram que ser removidas. Na foto, o engenheiro Aryoldo, que idealizou o projeto de plantio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Rio Claro terá quarto mutirão da catarata

Morre, aos 92 anos, Mané Bortolotti