Consulado da Mulher celebrou 17 anos de atuação com roda de conversa protagonizada por mulheres engajadas

Com o intuito de celebrar os 17 anos de atuação nesta frente e ampliar a discussão em torno do tema, Consul e o Consulado da Mulher apresentaram o movimento #elasinvestem, durante evento que aconteceu em São Paulo, na ultima sexta-feira (22).

Por entender que investir sempre fez parte do universo feminino, Consul e Consulado da Mulher reuniram um time de mulheres engajadas no tema e donas de suas próprias carreiras, para conversarem sobre esse tema.

Cris Bartis e Juliana Wallauer, autoras do podcast Mamilos, foram as mediadoras deste papo  que contou também com a participação da cantora e apresentadora, Gaby Amarantos; com a CEO do Plano Feminino, Viviane Duarte;  a gastrônoma e confeiteira, Marcia Tozo; e Erica Zanotti, gerente do Instituto Consulado da Mulher.

A prosa mediada pela Cris trouxe a tona temas como transformar habilidades naturais em formas de se ganhar dinheiro, feminismo engajado, a responsabilidade das mulheres na sociedade como agentes transformadoras e principalmente sobre como o investimento em mulheres reverte para a própria comunidade, as mulheres reinvestem 90% na própria família.

“Todo esse tempo de trabalho mostrou que o investimento em mulheres envolve muito mais do que recursos financeiros. São mulheres de baixa renda que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade. Primeiro, elas precisam que alguém acredite no potencial delas, para transformar seu talento e habilidades no ramo da culinária em um empreendimento rentável. Só depois desta descoberta sobre si mesmas, quando se percebem capazes, é que a metodologia do Consulado começa a ser efetiva”, explica Leda Böger, diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher.

Parcerias fortalecidas pelo movimento #elasinvestem

Durante o evento, o Consulado da Mulher anunciou os três parceiros do próximo ano, 2020, de assessoria a mulheres empreendedoras. Em 2019 mais de 47 instituições, de 16 estados do país, se inscreveram para fazer parte desta rede. Sete parceiros foram indicados como finalistas e receberam a visita dos educadores do Consulado da Mulher, que analisaram os 25 empreendimentos apoiados por estas instituições, além de olhar de perto a atuação dos profissionais junto às empreendedoras. Desta análise, foram escolhidos três parceiros que receberão recursos financeiros , materiais e assessoria do consulado, foram eles: a Casa da Mulher do Nordeste, de Recife –PE,  Casa do Rio, de Careiro – AM e Tecendo Cidadania de Palmares – PE.

Homenagem emocionante

Ainda como parte do movimento #elasinvestem, foram convidadas grafiteiras para ilustrar as histórias de mulheres que já passaram pelo programa de assessoria do Consulado em muros espalhados por São Paulo, Manaus e Joinville. As escolhidas foram Márcia Monteiro, Alice de Oliveira, Juraci da Silva (a Dona Jura), Maria Verlania, Karina Godoi e Neurilene Cruz da Silva.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.