Aposentados e pensionistas do INSS se questionaram nas últimas semanas se receberiam o tão falado 14° salário. O pagamento do benefício, porém, ainda não será feito em 2020, já que o projeto está em tramitação no Senado e ainda não foi aprovado.

Procurada pelo JC, a assessoria de comunicação do INSS esclareceu dúvidas com relação aos boatos de que o 14° salário seria pago já neste ano.

Jornal Cidade – O projeto para existência do 14° salário ainda tramita na esfera federal e ainda não foi aprovado. Com isso, ainda não será pago em 2020?

INSS – Para este ano não tem previsão de pagamento, haja vista ser um projeto que não foi aprovado.

JC – Devido à pandemia, houve algumas alterações no calendário de pagamentos pelo INSS. O 13° para os aposentados e pensionistas foi adiantado? Quando foi pago?

INSS – A primeira parcela do 13º salário, devido à pandemia da Covid, foi paga aos aposentados e pensionistas do INSS do dia 24 de abril ao dia 8 de maio de 2020. Há uma tabela para o pagamento que varia de acordo com o valor e com o número final do benefício, excluindo-se o dígito. Os primeiros a receber são os que ganham até um salário mínimo (R$ 1.045, em 2020), depois são pagos os benefícios com valores acima do salário mínimo. A segunda parcela do 13º salário foi antecipada para o período de 25 de maio a 5 de junho de 2020.

JC – Para que os pensionistas e aposentados se programem, ainda há algum tipo de benefício a ser pago neste final de ano?

INSS – Com base nos benefícios pagos em novembro deste ano, serão pagos aos 42.321 benefícios o valor líquido de R$ 68.632.795,34 (um pouco mais ou um pouco menos, porque a quantidade dos auxílios-doença pode oscilar para mais ou para menos). Portanto, os aposentados e pensionistas do INSS podem esperar o mesmo valor recebido em novembro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.