(foto: Maria Botacin Rossi)

Por volta das 16h do domingo (5), uma imagem impactante atraiu o olhar sensível da moradora de Ajapi, Maria Botacin Rossi. Ela registrou o sitiante João Pereira, que é seu vizinho, num cenário devastador envolto por fumaça e cinzas. Em meio à destruição causada por um incêndio na área rural, ele caminhava com uma bomba costal para combater as chamas que se iniciaram no último dia 2 e já queimaram, aproximadamente, 100 hectares, devastando pastos, plantações de eucalipto e a maior parte de matas, chegando próximo a casas e colocando pessoas em risco.

O local desse registro é nas imediações de Ajapi, no limite entre Rio Claro e Corumbataí. Acredita-se que o incêndio seja criminoso e uma força-tarefa foi criada para conter as chamas. “Conseguimos montar uma equipe para combater o fogo e não queimar o meu sítio, que já atingiu umas 20 propriedades. Os bombeiros e a Defesa Civil, também, ajudaram, mas o lugar é de difícil acesso”, explica Maria Botacin.

Nas redes sociais, ela fez um importante desabafo, principalmente para alertar as autoridades. “É com essa imagem que encerro meu domingo, com o coração apertado ao presenciar, hoje, tanto sofrimento para combater esse incêndio, de fogo ameaçando as casas, de pessoas colocando a vida em risco pra combater esse incêndio que já dura quatro dias e que ainda não terminou. Que Deus nos proteja; proteja a natureza que foi dizimada pelo fogo e obrigado por proteger todas as vidas que ali estavam”, disse.

A estiagem, período marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, contribui para o aumento de focos de incêndio. Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica – causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional –, entre eles, além das queimadas para fins agrícolas, queima de lixo, fogueiras e balões.

A Defesa Civil do Estado alerta:
• As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares;
• Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado;
• Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
• A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: