Fabiano Gonçalves, ou apenas ‘Binho Charada’, tem 45 anos de idade, é líder de produção PL e ajustador mecânico. Aos 18 anos, ganhou um Fusca de presente de sua mãe, logo após tirar a carteira de habilitação. Era original, mas ao longo dos anos fez diversas modificações no carro, adaptando-o ao seu gosto. Trocou quase 100% da lataria, a frente foi trocada por uma nova. a carcaça é a mesma, mas trocou para-choque e para-lama.

O modelo do Fusca é 75/76, com um motor 1300 ‘melhorado’ e um câmbio modificado, um SP2 mais longo que vale a quinta marcha. Na pista o carro chega a fazer 14,5 km/l na gasolina, o pneu é aro 17 e a aparência de rebaixado na verdade é o diâmetro da roda, que é grande. Tem seis faróis de milha, várias funções no painel, acessórios de época como calha nas portas, par de defletores de quebra-vidro e diversos adesivos pela lataria, todos têm história.

Para deixá-lo mais avançado em relação à época, instalou teto solar estilo Ragtop: “à noite eu gosto de passear com o teto aberto, é totalmente satisfatório”, explica. A cor do carro, azul perolizado da Ford Ranger 98, chama a atenção por onde passa. Muitas pessoas pedem para tirar fotos dentro do Fusca, encantadas com o veículo.

Fabiano afirma não ter dor de cabeça com o veículo, garante ser igual a um carro novo, mas admite: “Eu só demoro um pouco mais, porém o Fusca não é para correr, é para desfilar na verdade. Só quem tem um carro mais antigo sabe o prazer que é uma máquina dessas no dia a dia”, afirma. Fabiano participa de eventos e o utiliza no seu dia a dia. O apelido ‘Charada’ surgiu devido às pessoas frequentemente o chamarem de ‘xará’.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Meu Carro, Meu Xodó:

Miura: luxo das décadas de 70 e 80 desfila pelas ruas da cidade

Golf encantou moradores de Rio Claro no último Natal

Dois amigos são amantes do Fiat 147