Da Redação

É só andar pelas ruas e vemos as luzes e pisca-piscas brilhando junto com os enfeites de Natal. O mesmo acontece no interior das casas, onde a decoração natalina toma conta nesta época do ano. Apesar de bonitos, esses enfeites podem representar um risco à vida das pessoas quando não manuseados e utilizados adequadamente. Como muitos são ligados à rede de energia elétrica, o risco de choque é grande, além de acidentes elétricos.

1212-0501.jpg

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Brasil registra um grande número de acidentes e mortes por ano causadas por acidentes elétricos. Não existe estatística oficial desses números. A entidade fez um levantamento com dados colhidos na internet, mas destaca que o número pode ser de quatro a cinco vezes maior que o apresentado.

Nessa pesquisa, a Abracopel constatou que o Brasil registrou 627 mortes por choques elétricos em 2014, 6% a mais que em 2013, quando ocorreram 592 óbitos. Desse total, 89 foram causados por acidentes com benjamins e tomadas, e três no manejo ou conserto de chuveiros. Os casos de acidentes subiram 18% no mesmo período. O número de mortes vem aumentando anualmente. Em 2008 foram 218, em 2009 (267), em 2010 (286), em 2011 (295) e em 2012 (278).

Para evitar acidentes e mortes, a Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município, fornece algumas dicas e orientações aos consumidores. De acordo com a empresa, ao decorar a casa é preciso ficar atento às normas de segurança.

“Em áreas externas, como fachadas de casas, é muito importante tomar cuidado ao subir em estruturas como escadas metálicas ou usar ferramentas com hastes metálicas durante a decoração, pois o contato acidental com a rede elétrica pode provocar choques que levam à morte”, explica Guilherme Cerqueira, analista da área de Meio Ambiente e Segurança da Elektro.

Segundo ele, o decorador nunca deve utilizar postes ou fiações para apoiar enfeites natalinos e fazer a instalação dos mesmos com os circuitos desligados. Além disso, não se deve usar benjamins e nem sobrecarregar o circuito da tomada, porque isso pode superaquecer os fios e causar incêndios e curtos-circuitos. As pessoas devem seguir ainda outras regras, como não fazer emendas nos fios da iluminação de Natal; evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis ou metalizados; manter a árvore natalina distante de objetos que possam pegar fogo, como cortinas, lareiras ou outras fontes de calor; e não fechar portas e janelas sobre a fiação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.