Tempo seco pode intensificar a propagação de focos de incêndio e danificar equipamentos da rede elétrica

A concessionária ressalta também que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos

As altas temperaturas atípicas para o inverno e a falta de chuva aumentam os riscos de incêndios, principalmente nas regiões Centro e Oeste do estado de São Paulo. A Neoenergia Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para parte das cidades localizadas nessas regiões, reforça a importância de cuidados especiais com a rede elétrica e medidas de segurança para prevenir acidentes relacionados às queimadas.

“Quando as chamas atingem a rede elétrica, componentes como postes, cabos e isoladores podem ser danificados, interrompendo o fornecimento de energia. Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento”, explica Guilherme Mafra, gerente de Segurança e Saúde da Neoenergia Elektro.

RESPONSABILIDADE

A concessionária ressalta também que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos. Ao adotar medidas de segurança, é possível evitar acidentes e preservar o meio ambiente. A empresa destaca algumas orientações importantes:

1. Evite acender fogueiras ou queimar lixo próximo à rede elétrica. Certifique-se de fazer isso apenas em locais apropriados e autorizados pelos órgãos competentes.

2. Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca. Certifique-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes de descartá-lo.

3. Não solte balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica.

4. Mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos.

5. Evite o uso de fogos de artifício em áreas próximas à vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios.

6. Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local.

Mais em Dia a Dia:

Morre Picé, ex-presidente do Sindmuni

Rio Claro registra 93 novos casos de dengue