Entre os problemas das queimadas estão os danos ao meio ambiente e à saúde da comunidade. A exposição à fumaça, por exemplo, cria ou agrava males respiratórios, sobretudo em crianças e idosos.

Segurança

A Defesa Civil de Rio Claro está intensificando o monitoramento de alguns pontos do município que oferecem maior risco de incêndio neste período mais seco do ano. É a operação De Olho nas Queimadas, que tem o objetivo de combater focos de incêndio e queimadas. “Fogueiras em locais impróprios podem gerar incêndios de grandes proporções, com perigo para as pessoas e risco de danos materiais”, comenta o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba. “A colaboração da comunidade é fundamental”, acrescenta.

Com a redução do volume de chuvas, que deve continuar durante os próximos meses, regiões como o entorno da Floresta Estadual são especialmente suscetíveis a queimadas. De acordo com a Defesa Civil, os trechos onde até agora foram verificados os maiores riscos ficam próximos ao antigo horto, em toda a extensão que vai do Jardim Conduta até a saída para Araras, incluindo a área atrás da Unesp. Imediações do bairro Santa Elisa nas proximidades da rodovia Washington Luís, vias de acesso da cidade e canteiros centrais também estão recebendo atenção redobrada.

“Pedimos que os moradores ajudem e não façam de jeito nenhum fogueiras em locais impróprios, não soltem balões e acionem os bombeiros ou a Defesa Civil ao verificarem sinais de fumaça”, solicita o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. Para acionar os bombeiros, basta ligar 193. A Defesa Civil pode ser acionada 24 horas pela linha 199.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.