Antes estimada para este mês de janeiro, a intervenção no local da cratera agora é prevista para o mês de fevereiro. Licitação está em andamento

Nesta semana completa-se um ano desde que uma cratera foi aberta no Cervezão, na altura da então rotatória da Rua 6 com a Avenida M-21, após fortes chuvas atingirem a cidade e moradores próximos ao Parque da Lagoa Seca virem suas casas serem invadidas pela água. Passados doze meses do problema, a cratera segue aberta e a nova previsão é de que a obra para recuperar aquele local se inicie em fevereiro.

De acordo com o departamento de licitações da Prefeitura de Rio Claro, em despacho publicado na segunda-feira (15), três empresas que estão concorrendo no edital para contratação dos serviços de recuperação da cratera foram habilitadas para a próxima fase da licitação. Um período de recursos foi aberto e foi agendada para o dia 23 de janeiro a abertura dos envelopes das propostas.

Leia também:
VÍDEO: prefeito fala sobre enchentes em Rio Claro e cratera do Cervezão
Mega obra na cratera do Cervezão é anunciada e deve começar em janeiro
Rio Claro contrata projeto para recuperar cratera no Cervezão
“Fizemos tudo o que podíamos”, afirma prefeitura sobre cratera no Cervezão
Obras em cratera do Cervezão continuam e MP investiga
Legislativo pressiona BRK e Secretaria de Obras por ações em cratera aberta no Cervezão
Enquanto razão de alagamentos na Lagoa Seca não é descoberta, prefeitura inicia medida para ampliar vazão da água

No final do ano passado, o Jornal Cidade destacou que a estimativa de custo da obra é de R$ 8,5 milhões para 10 meses de serviço das obras. Segundo a Prefeitura, a obra se faz necessária para recuperar a área onde estava implantada a praça e parte da rotatória, bem como do asfalto.

Conforme o edital, uma nova galeria de águas pluviais (de chuva) deverá ser construída e a área onde estava implantada a praça deverá ser “reaterrada” para revitalização. O pavimento da rotatória da Rua 6 deverá ser refeito, bem como as guias, sarjeta e a praça. Haverá a reconstrução do canal até o Córrego Olinda. Depois, terá a parte de urbanização.

No início de novembro, a Secretaria Municipal de Obras contratou uma empresa para a elaboração de projeto básico de engenharia para apresentar estudos para essa urbanização e paisagismo da área hoje em forma de “cratera”, no Cervezão. De acordo com a administração municipal, a NBR Engenharia deve entregar em até seis meses o estudo. No local, que décadas atrás funcionava como ‘aterro sanitário’ do Grande Cervezão, estavam implantadas uma praça e uma rotatória.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho