Nestor Sampaio Penteado Filho (imagem: Carta Forense/reprodução)

Lucas Calore

Nestor Sampaio Penteado Filho (imagem: Carta Forense/reprodução)
Nestor Sampaio Penteado Filho (imagem: Carta Forense/reprodução)

Foi anunciado nessa segunda-feira (21), pelo secretário de segurança pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, o afastamento do corregedor da Polícia Civil da capital, o delegado rio-clarense Nestor Sampaio Penteado Filho.

Uma investigação que está sendo feita desde 2014 pelo Ministério Público, descobriu um esquema de corrupção criado por um grupo de corregedores, no qual os investigadores cobrariam valores de até R$ 50 mil para garantir a proteção aos policiais que deveriam ser punidos e presos.

De acordo com secretário Moraes, não há indícios em relação ao corregedor Nestor em nenhuma das gravações obtidas durante as investigações, porém, entendeu que não seria razoável o próprio corregedor investigar a atual equipe.

Nestor Sampaio Penteado Filho

O delegado de classe especial Nestor Sampaio Penteado Filho, nasceu em Rio Claro, e formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1987, fez pós-graduação em Direito Processual, em 1998, e mestrado em Direito Processual Penal, em 2003. Além de outros cursos na Academia de Polícia Civil (Acadepol), onde também deu aulas.

Em 1988, o delegado assumiu a Corregedoria da Delegacia Regional de Polícia de Campinas, atual Departamento de Polícia Judiciária do Interior – 2 (Deinter 2 – Campinas). Foi divisionário de Execução e Planejamento do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), de 2004 a 2005; delegado seccional de Mogi-Guaçu, de 2010 a 2011; e divisionário de Cursos de Formação da Acadepol, de 2011 a 2012.

Foi delegado assistente da Diretoria da Corregedoria Geral da Polícia Civil, entre 2008 e 2009, e assumiu o cargo de corregedor nos últimos três anos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.