O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta segunda-feira (19) à Vigilância Epidemiológica (VE) de Rio Claro um caso positivo de sarampo no município. A criança de dez meses foi atendida na Unidade Pronto Atendimento do Bairro do Estádio, recebeu os cuidados necessários e passa bem.

Ao constatar a suspeita de sarampo a Secretaria Municipal de Saúde tomou as providências de caráter preventivo necessárias. Além do encaminhamento ao Adolfo Lutz para análise, a VE aplicou vacina contra o sarampo em 73 crianças e 31 funcionários da creche onde a paciente estuda, nos familiares e pessoas próximas da família.

De acordo com a VE, por enquanto não há orientação do Departamento Regional de Saúde para que seja realizada na cidade campanha extraordinária de imunização contra o sarampo. “Estamos seguindo todos os protocolos e tomando todas as ações e precauções que a situação exige”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro reforça a orientação para que a população mantenha a carteira de vacinação atualizada. Em Rio Claro, as doses são aplicadas gratuitamente nas unidades de saúde. Pessoas de 1 a 29 anos devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação, e as de 30 a 60 anos, uma dose registrada. Menores de um ano normalmente não devem tomar vacina contra o sarampo, com exceção daquelas com idade entre seis meses e um ano que forem viajar para cidades com casos registrados da doença. Já os profissionais de saúde devem ter duas doses registradas da vacina contra sarampo, independente da idade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.