A fiação foi rompida na Rua 14, entre as avenidas 58 e 60, na Vila Olinda

Wagner Gonçalves

O município amanheceu com ruas e calçadas repletas de folhas, galhos e, em algumas localidades, fios da rede elétrica e telefônica no chão em decorrência do temporal que atingiu a região na madrugada dessa segunda-feira (28).

Após o fim de semana com altas temperaturas registradas, Rio Claro terminou o domingo com ventos que chegaram a 66 quilômetros por hora na área da estação meteorológica do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla).

Entre as ocorrências, uma árvore acabou derrubada na Rua 2, com a Avenida 28
Entre as ocorrências, uma árvore acabou derrubada na Rua 2, com a Avenida 28

De acordo com o técnico da referida estação do Ceapla, Carlo Burigo, o temporal registrado em Rio Claro é comum nas primeiras chuvas dos meses de setembro e outubro, época de transição para o verão. “Quando a temperatura fica muito alta e uma frente fria chega à cidade, é muito comum que haja vendo, relâmpagos e até mesmo granizo”, destacou o técnico, dizendo que, no entanto, o volume de precipitação foi relativamente pequeno para o fim de semana, o equivalente a 33,9 mm.

Entre sexta-feira (25) e sábado (26) choveu 26,6 mm, de acordo com o Ceapla, enquanto que na madrugada de domingo (27) para segunda-feira (28) registraram-se apenas 10,3 mm, no entanto com muita ventania.

Devido à posição diferente da estação meteorológica, a Defesa Civil registrou a maior rajada de vento forte logo no início das chuvas, às 23h48, com ventos que chegaram a 62,9 km/h. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Danilo de Almeida, as notificações foram de uma queda de árvore localizada na Rua 2 com a Avenida 28, e rompimento dos fios de energia na Rua 2 com a Avenida 20. “No entanto, o que mais se viu foram galhos e folhas espalhados pelas ruas por causa dos ventos fortes”, disse o coordenador. Outro exemplo foi de fios que caíram na Rua 14 entre as avenidas 58 e 60, na Vila Olinda, o que ocasionou um acidente de uma motociclista que não avistou os fios após o vendaval.

A fiação foi rompida na Rua 14, entre as avenidas 58 e 60, na Vila Olinda
A fiação foi rompida na Rua 14, entre as avenidas 58 e 60, na Vila Olinda

A concessionária Elektro informou por meio de nota que foram registradas 35 ocorrências em Rio Claro devido aos ventos fortes que lançaram objetos na rede elétrica. Grande parte dos clientes já teve o fornecimento restabelecido. “Mesmo existindo dispositivos de proteção nas redes elétricas, a Elektro aconselha que o caso seja relatado à concessionária e que seja mantida uma distância segura dos condutores sem entrar em contato com os mesmos, até que nossas equipes estejam no local”, orientou a concessionária.

No decorrer desta semana ainda há previsão de chuvas, conforme frisado por ambos os entrevistados. A previsão é de 80% para que haja chuva na quarta-feira (30), no entanto com ventos mais brandos, que podem chegar à velocidade de 6 a 11 km/h.

Entretanto, os munícipes devem ficar em alerta em caso de temporais, conforme a ressalva de Danilo: “No último domingo muitas pessoas ficaram nas ruas para observar o eclipse lunar, mas nesses casos o importante é procurar abrigo, não ficar embaixo de árvores ou em locais abertos”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.