Estação Meteorológica do Ceapla registrou 11,8 milímetros de chuva nessa segunda (4)

Carine Corrêa

Estação Meteorológica do Ceapla registrou 11,8 milímetros de chuva nessa segunda (4)
Estação Meteorológica do Ceapla registrou 11,8 milímetros de chuva nessa segunda (4)

Já teve início com a mudança de estação o período de estiagem. Embora a época seja caracterizada pelo clima sem chuva, nessa segunda-feira (4), a precipitação ocorreu no município. Nesta terça-feira (5) e para quarta-feira (6) há 30% de probabilidade que ocorrência de chuva. Desde janeiro deste ano, choveu um acumulado de 628 milímetros. Para o próximo fim de semana, a possibilidade de chover é grande, com uma probabilidade de 80%.

Os dados são da Estação Meteorológica do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro. De acordo com as informações de Carlo Burigo, técnico do departamento, choveu nessa segunda um acumulado de 11,8 milímetros. A precipitação teve início às 6h e se encerrou por volta das 12h. A umidade relativa do ar ficou acima dos 70%, com uma temperatura média de 22ºC. “É uma chuva razoável. É só fazer o exercício de pensar que cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado”, explica Burigo.

A última chuva ‘significativa’ que foi registrada na cidade, foi no dia 20 de abril. O total naquele dia ficou acumulado em 9,7 milímetros. “O mês de abril contabilizou um total de 37 milímetros. A média para este mês é de 80 milímetros, ou seja, choveu menos da metade do que é previsto”, detalha o técnico do Ceapla. O volume de chuva em abril de 2015 também foi menor que o registrado em abril de 2014: 41,9 mm contra 48 mm.

Burigo ainda tece o balanço de chuva para os próximos meses. A média para o mês de maio é de 56 milímetros. Em junho deve precipitar 45 milímetros. Julho (50mm); agosto (24mm); setembro (60mm); outubro (102mm); novembro (161mm) e para o mês de dezembro está previsto um acumulado de 219 milímetros.

Em relação às temperaturas, a previsão inicial da Estação previa queda brusca para os 10ºC durante o período da manhã, no entanto, os dados atualizados dessa segunda indicam que as temperaturas devam permanecer na casa dos 16ºC/18ºC.

Tempo seco

Lembrando que com a chegada do período de estiagem, os órgãos de saúde fazem uma série de recomendações à população. O motivo é a baixa umidade relativa do ar que provoca um aumento na procura aos hospitais, principalmente em razão de problemas respiratórios. Segundo Burigo, as tardes costumam registrar umidade relativa do ar na casa dos 30%, índice considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. A baixa umidade pode causar complicações alérgicas, sangramento pelas narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, sensação de garganta seca e cansaço.

O período de estiagem também deixa um alerta para o risco de queimadas e incêndios no município. No último dia 30, a Defesa Civil de Rio Claro foi acionada e precisou controlar as chamas que ocorriam em uma área verde na Avenida Nossa Senhora da Saúde. No Jardim São Paulo também houve um incêndio em uma vegetação, ao longo da Rua 20, no mesmo dia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.