O cão Holly, de três anos, da raça Golden Retrivier, faz parte da equipe da Guarda Civil Municipal de Rio Claro e integra o projeto Cão Doutor levando interação, estímulo e muita alegria para entidades de Rio Claro em um trabalho de Cinoterapia. Cino, do grego, significa cachorro. Logo, cinoterapia significa: terapia com cães! Usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano.

Junto de seu fiel companheiro, o médico veterinário e também GCM Rafael realizam um serviço importante no município que já é destaque também na região. Parceiro da comunidade Holly praticou um ato de solidariedade na última semana, pensando dessa vez em outros amigos de pelo. Chegou à clínica veterinária para fazer uma doação de sangue pela primeira vez. Comportado, ganhou o carinho da equipe e após passar pela primeira etapa que foi uma coleta de sangue para ver se estava bem de saúde foi autorizado a ir para a doação.

“Sempre que um tutor chega aqui com seu animal desejando fazer uma doação de sangue temos esse cuidado de fazermos um check-up e se tudo estiver ok partimos para a segunda etapa, que é a doação de sangue. O procedimento em si é rápido e coletamos uma bolsa de 500 ml. Todo esse processo não tem custo. Já a bolsa fica em nossos estoques para cães que passam por algum tipo de tratamento na clínica”, explica Tamara Maria Franzin Julio, responsável técnica e médica veterinária da Cedivet.

O exemplo dado por Holly pode ser seguido por outros tutores desde que tenham animais com idade entre um e oito anos e pesando acima 25 quilos. Um animal pode doar sangue a cada 60 dias e o sangue coletado não necessariamente será para a mesma raça, é necessário apenas que eles sejam compatíveis.

“O trabalho que realizamos em Rio Claro com o Holly e a Cinoterapia é social e acreditamos que fazer o bem é sempre importante e necessário. Por isso o ato do Holly doar sangue era um desejo já nosso. Esperamos incentivar mais tutores a seguirem o mesmo exemplo”, afirma o GCM Rafael, que acompanhou de perto o inseparável amigo Holly que ao final do ato de coragem e solidariedade fez a festa com a equipe com a sensação de dever cumprido!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.