Imagens das questões enviadas pelo candidato; caderno de perguntas pode ser levado para casa

Duas questões presentes na prova objetiva do concurso para Guarda Civil Municipal de Rio Claro, que aconteceu no último domingo (3), estão gerando dúvidas nos candidatos. Aplicadas em onze instituições de ensinos pelo município, as avaliações foram compostas por 10 questões de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de noções de Legislação Municipal, cinco de noções de informática e 15 de conhecimentos específicos, totalizando 40 questões.

Mas já no início da prova, a primeira questão teria causado dúvidas, de acordo com um candidato que preferiu não se identificar, induzindo ao erro.

“A primeira pergunta tinha no enunciado para que nos atentássemos ao parágrafo três do texto fornecido, mas a resposta correta estava no dois, nos induzindo a errar a resposta”, explica o candidato.

O problema também aparece na questão 31, que cita a Emenda Constitucional nº 45/2005, mas ainda segundo o reclamante, a Emenda seria de 2004, impossibilitando a resposta correta da pergunta.

O resultado do concurso será divulgado no dia 29 de abril e a prova de aptidão acontece em 14 de maio. Candidatos pedem a anulação das duas questões.

Questionada, a prefeitura de Rio Claro, através do secretário municipal da Segurança, Rogério Guedes, esclarece que a orientação é para que os candidatos que tiverem questionamento sobre a prova entrem com recurso dentro do prazo estabelecido no edital. “Todos os recursos serão devidamente analisados e respondidos”, informa o secretário municipal. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.