Falecimentos: confira a necrologia de 23/03/2025

Maria Apparecida Jandandreia Secco, Cida – 86 anos. Faleceu dia 21, às 10h35, nesta cidade. Era viúva de Euclydes Secco. Deixou os filhos Vania c/c Nelson, João c/c Maria, Euclydes Junior (in memoriam), três netos, quatro bisnetos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Lucelia Maria Castanheira – 68 anos. Faleceu dia 21, às 10h40, em São Paulo. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

João Batista Isler – 62 anos. Faleceu dia 21, às 17h48, nesta cidade. Deixou irmãos e sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Evangélico (Funerária João de Campos).

Alice da Silva Tulher – 43 anos. Faleceu dia 22, às 20h57, nesta cidade. Deixou viúvo Renildo Jose de Lima, a mãe Miraci Aniceto da Silva Tulher, os filhos Eduardo, Vitoria c/c Maikon, irmãos, cunhados e sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Santa Gertrudes (Funerária João de Campos).

Parque celebra obra de Irmãos Campana

O sucesso e reconhecimento mundial dos Irmãos Campana fazem jus ao trabalho fabuloso realizado pela dupla. Os irmãos abriram a porta de seu Estúdio no ano de 1984, na cidade de São Paulo. Segundo biografia, “cofundado por Fernando (1961-2022) e Humberto Campana (1953), o estúdio tinha a proposta de ser um laboratório de materiais e experimentação através da criação e produção de objetos, buscando uma linguagem genuína que mostrasse o melhor do Brasil com dignidade e orgulho pelas nossas raízes. Considerado pioneiro do Design disruptivo, conquistou reconhecimento internacional por seu design de mobiliário e peças intrigantes, estabelecendo uma linguagem singular e inovadora.”

Origem

De descendência italiana, Fernando e Humberto cresceram na cidade de Brotas, criados pelo pai, que era agrônomo, e pela mãe, professora. Dos dois filhos, um deles é nascido em Rio Claro, Humberto, no ano de 1953. Em 1961, nascia Fernando, em Brotas. Em 1970, Humberto cursou Direito na Universidade de São Paulo e Fernando Arquitetura na Faculdade de Belas Artes, também na capital paulista.

Em 1980, teve início a experimentação, liberdade e disrupção. Com muita dedicação, estudo e entendimento na área, os Irmãos Campana desconstruíam o design e abriram portas para uma carreira admirável e a realização de trabalhos respeitados mundo afora.

Os anos de 1990 dos Irmãos Campana foram marcados pela espontaneidade, audácia e descoberta, passando do ordinário ao extraordinário. Entre 2000 a 2010, as fronteiras foram quebradas através da diversidade, excelência, beleza e colaboração. De 2010 a 2020, o foco seguiu na expressividade, credibilidade e respeito, indo muito além do design. E desde 2020, o trabalho desenvolvido é focado na sustentabilidade, pensando no futuro, com responsabilidade e consciência.

Em 16 de novembro de 2022, o designer e arquiteto Fernando Campana faleceu. Mas seu legado seguiu sendo admirado e acessado através de Humberto.

Irmãos Campana, em pé, Fernando e sentado, Humberto. (Foto - Bob Wolfenson)
Irmãos Campana, em pé, Fernando e sentado, Humberto. (Foto – Bob Wolfenson)

Parque Campana

O Instituto Campana, fundado em 2009 por Fernando e Humberto Campana, inaugurou em outubro de 2024 o seu mais ambicioso projeto: o Parque Campana. Situado a 250 km da cidade de São Paulo, na cidade de Brotas, onde os irmãos passaram sua infância, o parque ocupa uma área de 52 hectares e tem como objetivo integrar arte, educação e natureza.

Na sua primeira etapa, o parque dará acesso a oito dos doze pavilhões projetados pelos Irmãos Campana, cada um remetendo à origem toscana da família, feitos com materiais locais, plantas e fibras naturais, como bambu, agave, eucalipto, palha e mandacaru, criando uma arquitetura em harmonia com a natureza.

“Esse parque é a realização de um sonho meu e de Fernando. Tivemos a sorte de desenhar este projeto juntos em 2020, quando estávamos todos presos em casa durante a pandemia, e começamos a passar mais tempo em Brotas, onde, desde o ano 2000, aproveitamos um pedaço de terra que herdamos do nosso pai para plantar mais de 20 mil mudas de árvores nativas. Mas logo percebemos que havia um potencial maior, e começamos a construir pavilhões com materiais locais, ampliando a escala do nosso trabalho.

O sonho foi crescendo e pensamos que estava na hora de trazer nosso legado e compartilhar nossa experiência com oficinas que ministramos em diversas partes do mundo para nosso quintal, para Brotas. Fernando gostava muito de ir ao parque e ficar horas imerso no meio da floresta. Eu, desde criança, fazia casa nas árvores, andava descalço, queria ser índio. Eu digo que nossos biomas são dignos de museus de arte, nosso verdadeiro tesouro. Então, este parque é um convite para que todas as pessoas se aproximem da essência do nosso trabalho, que é celebrar a vida, aprender a viver respeitando nossas raízes e a natureza”, diz Humberto Campana.

Pensado como um espaço de contemplação e aprendizado, o parque conta com um projeto de educação ambiental. Visitantes terão direito a uma visita guiada educativa e uma atividade extra opcional, a fim de ampliar a imersão nos conceitos das obras. Numa segunda etapa, oficinas de técnicas manuais, cursos e residências artísticas serão oferecidas, assim como um café e um museu que trará uma seleção de peças do acervo de mais de 6 mil peças do Instituto Campana.

Um projeto pioneiro de pesquisa científica também está previsto, com foco na restauração da paisagem de um ambiente de transição entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Pastagens serão transformadas em florestas e sistemas agrícolas diversificados, ecologicamente equilibrados e multifuncionais.

Esses novos ambientes não vão apenas produzir alimentos, como frutas e sementes, e outros produtos, como mel e madeira para marcenaria, que serão utilizados no Parque Campana. Eles também vão ajudar a regular o clima, aumentar a biodiversidade (variedade de espécies de plantas e animais) e melhorar os serviços ecossistêmicos ligados à água e à redução da poluição. Os visitantes poderão acompanhar e replicar os conhecimentos científicos gerados, contribuindo para melhorar o entendimento sobre a restauração dessas áreas.

Galeria de imagens

Serviço

Os dias de visitação serão na última sexta-feira e sábado de cada mês, exceto feriados (sujeito a alteração). Os ingressos são limitados a 30 pessoas por período (dois de manhã e um à tarde) e devem ser adquiridos exclusivamente através do site www.parquecampana.com.br. Cada ingresso dá direito a uma visita guiada de uma hora (obrigatória) + atividade educativa de 30 minutos (opcional). O período de visitação é de 2 horas no total.

Os valores nesta primeira etapa são de R$ 50,00 para inteira e R$ 25,00 para meia-entrada. Crianças de até 5 anos, idosos com mais de 65 anos e grupos de escolas públicas não pagam.

O parque conta com 20 vagas para automóveis. Reservas podem ser feitas no ato da compra do ingresso. O valor para carros e motos é de R$ 20,00. Vans e microônibus, R$ 25,00.

Plantando Vidas destaca vitória das mulheres que venceram o câncer com ação ambiental

O projeto Plantando Vidas, realizado pela prefeitura de Rio Claro, celebrou a sétima edição na sexta-feira (21). É uma homenagem às mulheres e faz parte das atividades do Mês da Mulher, combinando homenagem e ação ambiental, com plantio de árvores.

O evento foi realizado em área verde na Avenida 08 entre as Ruas 26 e 27, Jardim Mirassol. A iniciativa homenageia mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. Cada mulher vitoriosa teve a oportunidade de plantar um ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), um símbolo de força, resiliência e esperança, representando a trajetória de superação que essas mulheres vivem. O ipê-rosa foi escolhido por sua beleza e por ser uma árvore que floresce, assim como a história de superação das homenageadas.

O evento, organizado pelo departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) da Fundação Municipal de Saúde, contou com a presença de Bruna Perissinoto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e do secretário de Agricultura, Joaquim Bregadioli; do chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Geraldo de Moares, e do diretor do departamento de Silvicultura, Eduardo Barbosa, além da técnica de enfermagem do Cead, Meirieli de Paula, e de agentes de saúde.

Foram homenageadas Simone Artur, Neuza Lara, Daniela Sperandio Maule, Roberta Ferreira Quaglio de Matteo, Rosemeire Alves Maia, Araci Buscariol Paiuta, Rita Joseli Della Coletta, Neusa Rezende Galvão, Sueli Aparecida Arthur Floor e Maria Aparecida da Costa Amado Campetelli

De acordo com os organizadores, Plantando Vidas é também um símbolo de esperança, renovação e a reafirmação da importância dos cuidados com a saúde, especialmente no combate ao câncer de mama. Cada árvore plantada é um tributo à vida e à coragem das mulheres que continuam a inspirar e a transformar a realidade ao seu redor.

Unicamp lança processo seletivo para estudantes refugiados e em situação de risco

Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp abrirá, no dia 10 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo Aberto voltado a estudantes estrangeiros em situações de refúgio ou de risco em seu país de origem, além de migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro. O processo ocorrerá de maneira sistematizada pela primeira vez para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp.

As inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas até o dia 30 de abril na página eletrônica da Comvest, que será disponibilizada em breve. Nesta primeira edição do processo, a Unicamp oferecerá 45 vagas, em 26 diferentes opções de curso. Os interessados deverão escolher uma opção única de curso e indicar em qual dos três idiomas oferecidos farão a prova (espanhol, inglês ou português). Para se inscrever no processo, é obrigatório estar cursando ou já ter concluído a graduação.

Segundo a Comvest, o processo seletivo se realizará em duas fases: 1) Prova de Leitura e Interpretação de Textos (Plit), Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento e Prova de Redação (PR); 2) análise de compatibilidade curricular. A Plit e a PCE, obrigatórias para todos os candidatos, ocorrerão no dia 18 de maio, a partir das 13h (horário de Brasília) de forma online, o que, segundo os organizadores, objetiva ampliar o acesso de estudantes estrangeiros à Unicamp.

Matrículas e ingresso

A lista de convocados para a matrícula será divulgada em julho pela Comvest, sem seu site. Os estudantes aprovados poderão escolher ingressar na Unicamp já no segundo semestre de 2025, como alunos especiais da disciplina de língua portuguesa para estrangeiros. O ingresso no curso escolhido ocorrerá no primeiro semestre de 2026. Os aprovados poderão, também, ingressar somente a partir do primeiro semestre de 2026, caso prefiram.

O edital com as regras do Vestibular estará disponível na www.comvest.unicamp.br.

Daae demonstra tratamento de água em evento no Lago Azul

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e na sexta-feira (21), com o estande “Daae e nossa água de cada dia”, o departamento de Meio Ambiente da autarquia participou, no Parque Municipal Lago Azul, de evento ambiental que abordou como tema principal, a água.

Organizada pela prefeitura de Rio Claro, ampla programação foi realizada. As atividades foram destinadas a toda a população, em especial estudantes.

Diversas escolas do município estiveram presentes no evento e, no estande do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), puderam acompanhar uma simulação do tratamento da água, explicações de como a água chega às torneiras da população, além da valorização e conscientização do uso sem desperdícios da água.

O Centro de Controle de Zoonoses expôs o ciclo do mosquito Aedes aegypti e como combater o causador da dengue. Com painéis, a empresa BRK apresentou o processo de tratamento do esgoto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente falou sobre compostagem, a transformação de matéria orgânica em adubo.

O evento foi uma de várias atividades realizadas pelo município de Rio Claro para comemorar a Semana da Água, cujo objetivo é despertar na população a responsabilidade na preservação do meio ambiente, em especial, o uso sem desperdícios da água.

Valorização da água

Com estiagens cada vez mais severas, é necessário estabelecer novos hábitos, evitando desperdícios para preservar os mananciais e garantir o abastecimento em momento de crise hídrica mundial.

“A água é o nosso bem mais precioso, vital para a sobrevivência de todo o planeta. É um recurso finito, por isso, precisamos mudar nossos hábitos de consumo e evitar desperdícios. Preservar a água é preservar o nosso futuro”, enfatiza o superintendente do Daae, Leandro Tresoldi, que acompanhou a exposição do Daae no Lago Azul.

Além do tratamento da água, o Daae também faz, diariamente, rigoroso trabalho de verificação da qualidade da água com equipes trabalhando 24 horas, coletando amostras em pontos aleatórios da rede de todo o município e distritos para a realização de testes nos laboratórios da autarquia, mantendo sempre, os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

Pelo Daae, também estiveram presentes os diretores Edijalma Momesso (Meio Ambiente), Rui Barbosa (Comercial e de Relações com o Usuário) e Marly Barbanera (Administrativo e Financeiro).

Prefeitura renova asfalto em trecho da Visconde

Em mais uma etapa das obras de melhorias na Avenida Visconde do Rio Claro, a prefeitura iniciou a colocação de massa asfáltica no trecho entre as avenidas 14 e 8. O trabalho de recapeamento foi antecedido pela raspagem do asfalto, a chamada fresagem, para maior aderência da massa de asfalto.

O recapeamento é parte das obras para modernizar a via e seu prolongamento, a Avenida Tancredo Neves.

No caso da Visconde o recapeamento está sendo feito paralelamente a uma série de obras para ampliar a drenagem da avenida e reduzir enchentes em dias de chuva. Por esse motivo, também o trecho entre as ruas 8 e 9, próximo ao Mercado Municipal, teve seu trânsito alterado.

A Visconde está ganhando ainda ciclovia em toda sua extensão, melhoria que atenderá integralmente também a Avenida Tancredo Neves. Além disso, as duas vias ganharam semáforos inteligentes.

GCM encontra cinco pitbulls em assentamento e situação impressiona

Ocorrência de maus-tratos contra animais foi registrada por uma equipe da Guarda Civil Municipal de Rio Claro. Cinco cães da raça pitbull foram encontrados em um assentamento entre o Jardim Figueira e o distrito de Batovi.

Dois dos animais estavam amarrados – uma fêmea com uma corrente direto no pescoço e um macho com uma corda. Ambos estavam famintos, sem mobilidade e com os ossos aparentes além de apresentarem feridas pelo corpo. Os outros três cães estavam soltos mas também tinham desnutrição e falta de cuidados.

A tutora dos animais chegou ao local e segundo a GCM apurou, a situação dos animais já se arrastava desta forma há oito meses e a responsável nunca procurou por ajuda ou socorreu os animais. Na delegacia ela foi presa em flagrante e os animais levados para o Canil Municipal.

VÍDEO: palestra sobre NR-01 e riscos psicossociais no trabalho em Rio Claro

No Jornal da Manhã deste sábado (22), Márcio Oliveira, engenheiro de Segurança do Trabalho, e Tatiani Melo, psicóloga, estiveram na Jovem Pan News para falar sobre a palestra promovida pela Frontved Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, que ocorrerá na próxima segunda-feira (24), das 18h30 as 22h00, no Grupo Ginástico Rioclarense, em Rio Claro. A palestra será ministrada pelo auditor fiscal do trabalho Rodrigo Vaz e abordará um tema de grande relevância para as empresas e colaboradores: a NR-01 e os fatores de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

Com a implementação da NR-01, as empresas são obrigadas a adotar medidas preventivas e implementar uma gestão ativa dos riscos psicossociais, promovendo um impacto direto na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores. Durante a entrevista, os convidados destacaram a relevância do evento, detalhando os principais tópicos que serão abordados, como a identificação, avaliação e prevenção desses riscos, além de discutir as melhores práticas para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

O evento tem como premissa proporcionar uma visão aprofundada sobre como identificar e avaliar os riscos psicossociais e as formas de mitigá-los, criando ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.

POLÍCIA: foragidos são presos e homem é detido por furto em Rio Claro

A polícia prendeu dois foragidos em Rio Claro, um no bairro Santa Maria e outro no residencial Jardim das Palmeiras. Além disso, um homem foi detido após furtar celulares em um restaurante no Jardim Claret. Para mais informações sobre essas e outras ocorrências, assista ao vídeo com o repórter Ademir Sartori.

Fim de semana com temperaturas elevadas e prováveis chuvas em Rio Claro

A previsão do tempo para Rio Claro neste fim de semana indica variação nas condições climáticas, com temperaturas altas e possibilidade de chuvas, especialmente no domingo. Hoje (22), o dia será ensolarado, mas a nebulosidade aumentará à tarde, com previsão de chuvas à noite, com volume estimado de 1 mm e 54% de chance de precipitação. As temperaturas variam entre 16°C e 31°C, e a umidade relativa do ar ficará entre 47% e 100%.

No domingo (23), o cenário muda com maior presença de nuvens durante o dia. Há previsão de pancadas de chuva à tarde e possibilidade de temporal à noite, com volume estimado de 12,3 mm e 89% de chance de precipitação. As temperaturas permanecerão elevadas, variando entre 19°C e 31°C, e a umidade do ar ficará entre 50% e 96%. As informações são do Climatempo e podem ser atualizadas ao longo dos próximos dias.

Falecimentos: confira a necrologia de 22/03/2025

Dirce da Silva Franco – 87 anos. Faleceu dia 19, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Sandra, Celia, Antonio, Sonia, Roberto, Rosangela (in memoriam) e Maria Aparecida (in memoriam). Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Marlise de Sousa Lima Ribeiro – 82 anos. Faleceu dia 19, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Valter e Vanusa. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim.

Maria Jose de Lima Nascimento – 76 anos. Faleceu dia 20, nesta cidade. Era casada. Deixou os filhos Claudio, Flavio, Solange, Celia e Simone. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Luiz Antonio Gaiz – 63 anos. Faleceu dia 20, nesta cidade. Era casado. Deixou os filhos Luiz, Rodrigo e André. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim.

Sonia Fátima de Araujo – 79 anos. Faleceu dia 20, nesta cidade. Era divorciada. Deixou a filha Laura. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Edmilson Ungaro – 62 anos. Faleceu dia 20, nesta cidade. Era divorciado. Deixou os filhos Thiago e Thais. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Geraldo Vicente da Silva – 67 anos. Faleceu dia 21, nesta cidade. Era viúvo. Deixou os filhos Cesar, Leandro, Weksley, Samuel, Quesia, Gigeal, Priscila. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 22, às 11h00, no Cemitério Memorial Cidade Jardim.

Sindicato rejeita proposta de 4,56% e pede 8% de reajuste a servidores

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Rio Claro realizou uma assembleia com os servidores associados na tarde dessa sexta-feira (21) e em acordo com os mesmos rejeitou a proposta de reajuste salarial ofertada pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) de apenas 4,56% de aumento, o menor dos últimos anos. O Sindmuni, agora, vai apresentar o índice acordado com o funcionalismo público: 8%, mesmo índice que havia sido empregado nos anos de 2022 e 2023.

De acordo com o presidente da entidade, Carlos Do Monte, o índice foi votado pelos funcionários públicos e aprovado. Uma outra aprovação na assembleia foi a contraproposta para o valor do vale-alimentação: R$ 935,00, de forma igualitária, para todos os servidores municipais. Hoje o valor é de R$ 850,00. O prefeito Gustavo havia proposto vale-alimentação escalonado para diferentes faixas salariais, o que gerou muitas opiniões contrárias.

Do Monte declarou à reportagem do Jornal Cidade que a assembleia segue em aberto. Isto é, na segunda-feira (24) pela manhã a contraproposta do sindicato da categoria será apresentada formalmente para o Governo Gustavo. Ainda na segunda-feira, às 17h, haverá a continuidade desta assembleia para nova discussão com os funcionários públicos.

Na tarde de ontem, servidores não associados ao Sindmuni chegaram a protestar na frente do local da assembleia e pediram índice de 12% para o reajuste, porém, a decisão final coube aos associados que estavam na plenária: 8%.

O índice de 4,56% proposto pela atual gestão da Prefeitura de Rio Claro é o menor dos últimos anos, conforme mostrou a reportagem do Jornal Cidade. Em 2024 foi de 5%. Em 2023, foi de 8%, assim como no ano de 2022. No ano de 2021, no início do primeiro mandato do prefeito Gustavo, o aumento esteve “congelado” diante do decreto de calamidade pública durante a pandemia da Covid-19.

O índice proposto em 2025 considera a inflação no ano de 2024, segundo a Secretaria Municipal de Administração. Para efeitos de comparação, 4,56% foi o mesmo reajuste que ocorreu em outubro nas contas de água e esgoto em Rio Claro. Já para os políticos deste novo mandato, passaram a valer novos salários. Do prefeito aumentou de R$ 19 mil para R$ 23 mil, de vice subiu de R$ 13 mil para R$ 20,5 mil. Já secretários municipais passou de quase R$ 10 mil para R$ 18 mil. Por fim, dos vereadores, novo subsídio passou a ser pago em 2025 de R$ 16,5 mil, até ano passado eram R$ 8,2 mil.