Cavalo é sacrificado após ser atropelado em via pública de Rio Claro

Cavalo, que estava solto na região da Avenida Saburo Akamine, precisou ser sacrificado após ser atropelado e sofrer fratura exposta; de imediato, família não deixou retirar animal do local, mas voltou atrás

Profissionais da Guarda Civil Municipal e do Canil atenderam uma ocorrência envolvendo um acidente com cavalo no final da madrugada desse sábado (12), na Avenida Saburo Akamine, na altura do bairro Jardim Matheus Manieiro, em Rio Claro.

Segundo registro da ocorrência, o animal estava solto pela região, quando foi atropelado e acabou sofrendo uma fratura exposta na pata dianteira do lado direito. A médica veterinária do Canil Municipal foi acionada e compareceu até o local para medicar o equino. Em nota, o departamento falou sobre o ocorrido.

“Canil e GCM foram acionados por volta das 5h da manhã, referente a esse caso. Os profissionais do Canil se deslocaram até o local e realmente foi constatado fratura exposta na pata dianteira do animal.
A médica veterinária do Canil medicou o animal para controle de dor. Nesse mesmo instante a tutora do animal, juntamente com o seu filho chegaram no local informando a posse do animal.

A mesma foi informada da situação do animal e ela procurou um veterinário particular para realizar o atendimento. O mesmo foi até o local e tentou realizar os procedimentos necessários, onde após diversas tentativas, a tutora juntamente com o veterinário chamado por ela, optaram pela eutanásia do cavalo

A GCM acompanhou o procedimento onde foi registrado o boletim.

Após a eutanásia foi feito contato com a Secretaria de Obras para retirada do animal do local. O responsável pelo departamento estava providenciando o caminhão muck para retirada, quando foi informado que a tutora já tinha conseguido o meio de transporte para retirada do corpo do animal do local”, informou a nota.

Animais de grande porte soltos na via pública são vistos com frequência

Coordenador fala sobre animais de grande porte soltos em via pública

Animais de grande porte soltos em via pública tornou-se um assunto recorrente em Rio Claro e fatal. Recentemente o jovem André Luis Pizanti Junior, 27 anos faleceu após permanecer internado desde o dia 27 de novembro, quando sofreu um gravíssimo acidente na Estrada dos Costas ao colidir contra um cavalo que estava solto. O trecho também não tinha iluminação.

Diego Reis, coordenador do Canil Municipal, orienta sobre como proceder ao avistar um animal de grande porte.

“Funciona da seguinte maneira: através de ligação no 3532-4115 falando sobre animais de grande porte solto em via pública ou através de denúncia de maus-tratos que o solicitante pode ligar na ouvidoria do município ou no 153, Guarda Municipal. Recebendo a demanda, uma equipe do Canil se desloca e realiza a apreensão do animal. Após a apreensão o animal recebe os cuidados básicos no Canil e o tutor tem até sete dias corridos para reclamar a posse do animal. Ao reclamar a posse o tutor é informado que precisa pagar uma multa no valor de 100 Ufir, que convertendo em real dá em torno de R$ 469,11. Após o pagamento dessa taxa o animal é liberado. Caso seja reincidente o valor da multa dobra”, explica.

Já em caso de maus-tratos o tutor perde o direito da posse do animal e ainda responde processo judicial. Ainda segundo Diego, o veículo oficial para o resgate dos animais está em manutenção, mas tem um carro da prefeitura realizando apoio.

Tempo firme em quase todo o estado; Rio Claro registra mínima de 16,4°C e pode chegar a 30°C

O dia (15) começou com céu parcialmente nublado e sem chuva na maior parte do estado de São Paulo. Segundo o IPMet, ao longo do dia, áreas de instabilidade que se propagam pelo oeste do estado favorecem o aumento da nebulosidade e chuvas isoladas, a partir das regiões oeste e noroeste.

Em Rio Claro, a temperatura mínima registrada no campus da Unesp foi de 16,4°C, e a máxima prevista para hoje é de 30°C. Informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Falecimentos: confira a necrologia de 15/04/2025

Maria Aparecida Custodio Correa, Cida – 83 anos. Faleceu dia 13, às 14h06, nesta cidade. Era viúva de Alvaro Correa. Deixou as filhas Sandra, Sonia c/c Fernando, os netos Lucas, Matheus, Luan, Jader, Jonatham, Janaina, Jander, os bisnetos Joaquim, Jean, Jose Pedro, João Pedro. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Jorge de Oliveira, Jorginho – 78 anos. Faleceu dia 13, às 21h54, nesta cidade. Deixou viúva Eugenia de Almeida de Oliveira, os filhos Sandro (in memoriam), Sandra c/c Rogerio Wolf. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Eliseu Jorge Gracioli – 91 anos. Faleceu dia 12, nesta cidade. Era viúvo. Deixou os filhos Djalma, Djalmir, Dulcineia e Dinael (in memoriam). Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Antonio Marcos Brill – 71 anos. Faleceu dia 12, nesta cidade. Era solteiro. Deixou os filhos Luan e Aila. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Ricardo Cassiano – 28 anos. Faleceu dia 12, nesta cidade. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Maria Silvia Conduta Loureiro – 76 anos. Faleceu dia 13, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Fabiano e Fernanda. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Ednilson Cristiano Ribeiro – 52 anos. Faleceu dia 14, nesta cidade. Era solteiro. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Sueli Aparecida Picarelli Sales – 69 anos. Faleceu dia 14, às 02h40, em Piracicaba. Deixou os filhos Daniel c/c Gisele, Fabio c/c Katia, Leticia c/c Ronathan, netos, demais familiares. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 15, às 14h, no Cemitério Municipal de Corumbataí (Funerária João de Campos).

Maria Eloisa Escobelo Rodrigues da Silva – 72 anos. Faleceu dia 14, nesta cidade. Era casada com Enio Gustavo Rodrigues de Lima. Deixou a filha Ana Luisa c/c José Vitor, netos, demais familiares e amigos. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 15, às 11h, no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Grupo Memorial).

Quantidade de gatos no Cemitério Municipal São João Batista preocupa

ONG acredita que existam em torno de 50 animais vivendo no local; Prefeitura diz que está prestando apoio

Uma realidade vem tirando o sossego de protetoras de animais de Rio Claro. Dezenas de gatos estão vivendo nas dependências do Cemitério Municipal São João Batista e o número aumenta constantemente.

“É uma problema que se arrasta há anos e acabou virando uma colônia. Existem duas mulheres que se dividem para cuidar deles com alimentação e em relação a cuidados médicos a ONG Anjos de Focinho e a UPARC ajudam no que podem. Fizemos uma publicação nas redes sociais e somente depois disso o Canil nos procurou nos oferecendo a castração, mas temos que fazer a captura porque eles farão apenas o procedimento. Antes disso não houve uma preocupação da Prefeitura para sanar o problema”, diz Sarah Wolf que é representante da entidade Anjos de Focinho.

ONG revela que Prefeitura só agiu após viralizar; agora, castrações avançam, mas falta comida e estrutura

A reportagem também conversou com Alessandro Almeida, que atualmente está como chefe de gabinete da Secretaria de Administração. Ele afirmou que a Prefeitura está ciente da situação e que a ajuda está sendo oferecida: “É do nosso conhecimento que existem colônias de gatos no cemitério. O protocolo correto neste caso é a CED que significa capturar, esterilizar e devolver. É um método de controlar a população de gatos de rua. O Canil somente esta semana já fez a castração em quatro gatos. O departamento também está montando as gatoeiras , levando os gatos e depois devolvendo. Além disso estamos abertos a diálogos para que a situação seja controlada da melhor maneira”, pontuou.

Ajuda para ração

Para alimentar esses 50 gatos em torno de 10 quilos de ração são utilizadas por dia: “Essas cuidadoras tiram esse valor do bolso. Conseguimos até uma doação ou outra, mas não é o suficiente e por isso quem puder colaborar com essa causa pode procurar a nossa ONG. No Instagram as pessoas podem nos achar no @anjosdefocinho”, finalizou Sarah à reportagem.

Fofão inspira jovens atletas em evento do Mapa Vôlei na cidade de Rio Claro

Mini Ginásio “Mané Bortolotti” recebeu mais de 300 participantes em vivência com a campeã olímpica de vôlei

A ex-jogadora olímpica Fofão, uma das maiores referências do vôlei brasileiro, esteve em Rio Claro nessa semana para um encontro especial com os atletas do Mapa Vôlei. A atividade integrou o projeto “Caminhos Esportivos”, uma iniciativa do SESC em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, com foco na formação, inspiração e orientação de jovens talentos do esporte.

O evento aconteceu no Mini Ginásio “Mané Bortolotti”, e reuniu mais de 300 participantes, entre atletas e convidados. Além das equipes do Mapa Vôlei, o evento contou com a presença de representantes e estudantes do Centro Universitário Claretiano, da UNESP e de outras instituições ligadas ao esporte e à educação, ampliando o alcance da experiência e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento esportivo.

Durante a programação, Fofão compartilhou sua trajetória no esporte, técnicas fundamentais para a prática do voleibol e vivências em quadra, proporcionando um dia de muito aprendizado, emoção e incentivo.

Com uma carreira que inclui cinco participações olímpicas e uma medalha de ouro nos Jogos de Pequim (2008), Fofão é um verdadeiro símbolo de determinação, disciplina e paixão pelo esporte. Sua presença em Rio Claro foi marcada pela receptividade dos atletas e pela qualidade das interações. Um dos destaques do evento foi o alto nível das perguntas feitas pelos jovens jogadores, mostrando o engajamento e o comprometimento dos participantes.

“Momentos como esse fazem toda a diferença na formação esportiva e pessoal desses jovens. Ver os olhos deles brilhando e sedentos por conhecimento é gratificante”, destacou Fofão ao final da atividade.

O projeto “Caminhos Esportivos” visa promover ações pontuais com atletas de alto rendimento e profissionais do esporte, criando oportunidades de desenvolvimento técnico e humano. Para o Mapa Vôlei, a vivência com Fofão foi mais do que uma aula: foi uma injeção de ânimo e inspiração para todos que sonham em crescer no vôlei.

A organização agradeceu a parceria com o SESC, o apoio da Prefeitura de Rio Claro e a presença de todos os convidados, reforçando o compromisso com o fortalecimento do esporte local e com a troca de experiências entre atletas, educadores e instituições.

Perissinotto diz ser ‘o que mais pagou dívidas’, e antecessores rebatem com críticas à gestão atual

Em entrevista à Jovem Pan, atual prefeito afirma quitar R$ 7 mi/mês de precatórios herdados; Juninho, Du Altimari e Nevoeiro Jr. acusam triplicação da dívida e má gestão

“Eu fui o prefeito que mais pagou dívidas na história de Rio Claro”, declarou Gustavo Perissinotto à rádio Jovem Pan News na última quarta (9), ao ser questionado sobre o real valor dos empréstimos já contraídos em seu governo. Segundo ele, são R$ 75 milhões do Banco do Brasil, para projetos como obras na Visconde e pavimentação do Nova Rio Claro. E ainda há autorização para mais R$ 50 mi que ainda não foram captados, e serão tema da visita ao Ministério das Cidades nesta semana. “Estou pagando agora, em precatórios, mais de R$ 150 milhões de governos anteriores que não pagaram a Previdência (…) nós temos uma dívida, de precatórios de prefeitos anteriores, de duas companhias, eu falo de três prefeitos que me antecederam, de mais ou menos R$ 100 milhões. Hoje eu pago R$ 7 milhões por mês de dívidas que prefeitos não pagaram”, afirmou.

O ex-prefeito Juninho da Padaria nos estúdios da Jovem Pan News
O ex-prefeito Juninho da Padaria nos estúdios da Jovem Pan News

As declarações de Gustavo foram comentadas pelos três ex-prefeitos de Rio Claro. “Eu vou responder em respeito aos ouvintes, que escutaram tanta mentira”, disse Juninho da Padaria. “O prefeito que mais arrebentou a cidade, endividou a cidade, vendeu a cidade, em todos os aspectos, chama-se Gustavo Perissinotto. Para falar da minha gestão, nós pegamos a gestão não tinha nem certidão negativa de débito. Inclusive quem era o secretário de Justiça do prefeito Du Altimari era o Gustavo. Ele tem que olhar bem o que ele está falando, porque o povo não acredita mais no que ele fala, porque as ações dele não condizem com a realidade da cidade, uma cidade endividada, abandonada, funcionário sem receber (…) Em relação aos pagamentos, tem que pagar mesmo, nós pegamos o início da pandemia, lutamos na pandemia. E ele, sozinho, conseguiu quase triplicar a dívida do município”, rebateu.

Ex-prefeito Du Altimari nos estúdios da Jovem Pan News Rio Claro, FM 160.1 MHz

“Sobre nossa gestão em Rio Claro, os resultados falam por si. Somente para o Daae, conseguimos R$ 60 milhões a fundo perdido”, declarou o ex-prefeito Du Altimari. “Nos meus dois mandatos, de 2009 a 2016, foram R$ 18 milhões para obras no Inocoop, R$ 8 milhões para asfaltar o Terranova, Bonsucesso e Centenário e mais R$ 20 milhões para moradias populares nos núcleos Sebastiãozinho e Bom Retiro, esses pagos pelos munícipes. Pegamos o IPRC (Instituto de Previdência) com R$ 8 milhões em caixa e deixamos com mais de R$ 250 milhões. Pagamos todas as contas vencidas nesses oito anos. Só na habitação popular foram construídas mais de 12 mil casas, num investimento de cerca de R$ 1 bilhão. Administramos com o compromisso de transformar recursos em benefícios concretos. As obras realizadas e os números apresentados comprovam que nossa gestão deixou um legado positivo para Rio Claro”, disse.

Ex-prefeito Nevoeiro Junior nos estúdios da Jovem Pan News Rio Claro, FM 160.1 MHz

“O endividamento de Rio Claro não teve significativa importância durante meus três mandatos, considerando o que Rio Claro devia. A dívida atual de Rio Claro é resultante de uma um irresponsável modo de governar. Ter-se-á de pagá-la, a custa de uma dramática consequência para a sociedade e para os funcionários concursados, uma vez que pagar, ter-se-á que pagar”, declarou o ex-prefeito Nevoeiro Junior. “O que Rio Claro precisa não é aumentar sua despesa, mas aumentar sua arrecadação. Como? Utilizando duas leis de incentivo feitas nos meus mandatos, Proderc e Proden (…) Rio Claro precisa de mais empresas, pois hoje tem cerca de dez mil pessoas que deixam a cidade para trabalhar fora gerando impostos nos municípios vizinhos (…) Eu estimo que Rio Claro deixa de arrecadar de R$ 500 a R$ 600 milhões por ano. A administração precisa parar de fazer obras de perfumaria, criando um novo distrito industrial na área que vai do Clube de Campo até a Assistência”, afirmou.

Dengue atinge principalmente mulheres em Rio Claro; 70% dos criadouros estão dentro de casa

Dados oficiais mostram que maioria dos casos é em mulheres de 35 a 49 anos; município registra 6 mortes e 2,1 mil infecções em 2025

Mulheres são as maiores vítimas de dengue este ano em Rio Claro, apontam dados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Levantamento realizado pelo Jornal Cidade aponta que, conforme os registros oficiais, pessoas do sexo feminino são as que mais estão sofrendo com a doença que já acumula 2.167 casos no geral no município até o momento, conforme boletim divulgado ontem (11) pela Fundação Municipal de Saúde.

Entre as mulheres, a faixa etária com maior incidência da doença é entre 35 e 49 anos de idade, com 16% das vítimas. Em seguida estão aquelas que tem entre 50 e 64 anos, com 12% das pacientes. Na sequência vem mulheres entre 20 e 34 anos, o que representa 10% das vítimas com casos confirmados até agora em Rio Claro. Já entre os homens os casos confirmados de dengue atingem, em maioria, aqueles que têm entre 35 e 49 anos de idade (12%).

Os dados oficiais também mostram que os novos casos da doença no município estão caindo. O pico foi na 10ª semana epidemiológica, quando foram registrados 353 casos. Na 11ª semana o número caiu para 96, na 12ª semana foram 41 casos e agora na 13ª semana de acompanhamento somam-se 10 novos casos, segundo o Painel de Arboviroses do Governo de São Paulo. No total, neste ano, são seis mortes ocasionadas pela dengue em Rio Claro. Outros cinco óbitos ainda estão em investigação pelas autoridades sanitárias.

A queda de novos casos não quer dizer que os cuidados devem cessar. As autoridades sanitárias voltam a alertar a população sobre a importância de se colaborar com ações de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. É primordial eliminar recipientes que possam acumular água e servirem como criadouros do mosquito.

Equipes da Fundação Municipal de Saúde trabalham diariamente no combate à dengue fazendo vistorias em imóveis e orientação à comunidade sobre os cuidados no combate à dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, o que reforça a importância de a população estar alerta com as condições de sua residência e quintal.

POLÍCIA: furto, roubo e moto adulterada geram prisões em Rio Claro

Uma mulher foi presa em flagrante por furto em um supermercado localizado na Vila Martins, em Rio Claro. Ela foi detida após ser surpreendida subtraindo produtos do estabelecimento.

Em outra ocorrência, dois indivíduos invadiram uma residência na região da Chácara Lusa e roubaram uma bolsa contendo documentos pessoais e cartões bancários da vítima.

Além disso, duas mulheres foram detidas no Jardim Novo Wenzel sob suspeita de tentativa de venda de uma motocicleta com placas adulteradas.

Saiba mais acerca dessas e de outras informações alusivas ao setor policial com o repórter Ademir Sartori.

Frente fria mantém instabilidade e pode provocar chuvas isoladas em Rio Claro

De acordo com o IPMet, uma frente fria se desloca nesta segunda-feira (14) em direção ao Rio de Janeiro. No entanto, a proximidade desse sistema com o estado de São Paulo mantém as condições de instabilidade, com céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas em Rio Claro e região. As temperaturas devem subir ao longo do dia. A mínima registrada hoje no campus da Unesp foi de 18,7°C, e a máxima prevista é de 29°C. As informações são da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Falecimentos: confira a necrologia de 13/04/2025

José Carlos Vitorelli – 74 anos. Conhecido como Bauru, faleceu em 11/04, em Piracicaba. Era casado com Ana Lucia Vitorelli. Deixa os filhos Karina (casada com Edison) e Eduardo (casado com Manoela), além de três netos. O sepultamento ocorreu em 12/04, no Cemitério São João Batista, em Rio Claro. – Funerária João de Campos

Ângela Teroel Granero Bortolin – 93 anos. Conhecida como Angelina, faleceu em 11/04, em Rio Claro. Era viúva de Julio Bortolin. Deixa os filhos Antonio (casado com Sonia), Solange (casada com Lindiberg), Julio (viúvo de Katia) e José Roberto (falecido, foi casado com Sonia), além de vários netos e bisnetos. O sepultamento ocorreu em 12/04, no Cemitério Municipal de Corumbataí. – Funerária João de Campos

Diva Ramazzini Capellato – 101 anos. Conhecida como Mama, faleceu em 11/04, em Rio Claro. Era viúva de Gil Sebastião Capellato. Deixa os filhos Rosângela (casada com Hélio Lopes) e José Franz (casado com Sisulei), além de 4 netos. O sepultamento ocorreu em 12/04, no Cemitério Memorial Cidade Jardim, em Rio Claro. – Funerária João de Campos

Edison Roberto do Nascimento – 59 anos. Conhecido como Betão, faleceu em 12/04, em Rio Claro. Deixa a esposa Célia Regina, a mãe Maria Terezinha, os filhos Willian, Rafaela (casada com Pedro) e Wesley (casado com Helen), além dos netos Heitor e Ester. Também deixa os irmãos Everton e Emerson. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, no Cemitério São João Batista, em Rio Claro. – Funerária João de Campos

Antonia Izolda Ribeiro Camargo – 59 anos. Conhecida como Izolda, faleceu em 12/04, em Rio Claro. Era casada com João Rosa de Camargo Neto. Deixa a mãe Maria Clotilde, os filhos Lucas (casado com Bruna) e João Pedro, além da neta Cecília. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, no Cemitério Memorial Cidade Jardim, em Rio Claro. – Funerária João de Campos

Câmara vota reserva de habitação para vítimas de violência doméstica

Projeto de lei pode reservar 5% das unidades de programas habitacionais em Rio Claro para mulheres vítimas de violência doméstica no município

A Câmara Municipal vota na sessão de segunda-feira (14) o projeto de lei de autoria da vereadora Tiemi Nevoeiro (Republicanos) que visa reservar 5% das moradias populares implantadas no município para mulheres vítimas de violência doméstica e tentativas de feminicídio em Rio Claro. A votação ocorre em primeira discussão.

Segundo a proposta, a ideia é destinar essa porcentagem das unidades habitacionais ofertadas por programas públicos de habitação, seja de competência do município, estadual ou federal, para as mulheres que sofrem ou sofreram com violência doméstica na cidade. A destinação das moradias será feita por meio de triagem social realizada pelos órgãos competentes. Documentos que comprovem a condição de vítima serão necessários, por exemplo, inquérito policial.

O projeto da vereadora também pede que seja executado um acompanhamento psicológico e social para essas vítimas contempladas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Fundação Municipal de Saúde como parte do processo de acolhimento das mulheres.

Vale lembrar que um novo conjunto habitacional de Rio Claro, voltado a pessoas de baixa renda, começou a ganhar forma. O canteiro de obras instalado no Residencial dos Bosques já mostra as primeiras torres de apartamentos sendo erguidas. A expectativa é de que os prédios estejam prontos até o primeiro semestre do ano que vem. Serão 144 unidades, para famílias com renda na faixa 1, ou seja até R$ 2.850,00. Já é oficializado que parte dos imóveis será destinada a pessoas com deficiência.

Mais projeto

A sessão desta segunda-feira também contará com a votação, em segunda discussão, do projeto de lei de autoria do vereador Emílio Cerri (Podemos) que regulamenta através de sinalização de solo e aérea as vagas de estacionamento com o “Símbolo Universal de Acessibilidade da Organização das Nações Unidas” juntamente com o “Símbolo Internacional de Acesso” em todos os locais que possibilitem acesso a circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso, incluindo vagas de estacionamento regulamentado.

Dengue: saiba como descartar o lixo corretamente em Rio Claro

A reportagem do Jornal Cidade recebe diariamente ao menos uma reclamação sobre descarte irregular de lixo ou entulho em algum local da cidade de Rio Claro. As reclamações também são sobre mato alto, falta de manutenção em prédios abandonados e o surgimento de possíveis criadouros de mosquitos transmissores da dengue. E o fato é que os números não param de subir no município, basta uma rápida análise nos dados apresentados pela Prefeitura Municipal nos últimos dias.

No boletim divulgado em 2 de abril, a cidade havia contabilizado 1.788 casos de dengue e, nesta sexta-feira (11), o número subiu para 2.167, uma diferença de 379 casos em nove dias. Até sexta-feira (11),, o município já contabilizava seis mortes devido à doença. No ano passado, foram 25 óbitos. Os dados são todos da Vigilância Epidemiológica do município.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (8), ao longo dos três primeiros meses deste ano, 73% dos casos se concentraram nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A pasta também divulgou ações que serão colocadas em prática pela esfera federal com o intuito de reduzir os casos graves e óbitos da doença.

O QUE FAZER?

Essa pergunta pode parecer um pouco complexa diante de um cenário em que se observam pessoas precisando de ajuda e o assunto tratado é saúde. Mas a resposta acaba sendo simples: É PRECISO CADA UM FAZER A SUA PARTE! O combate ao mosquito transmissor da dengue é dever de todos, e o descarte correto de lixo e entulho, por exemplo, já é mais da metade do caminho para evitar o surgimento de criadouros.

O lixo domiciliar deve ser deixado em frente à residência do responsável pelo material, na calçada, no dia e horário da coleta, que é feita dia sim, dia não, três vezes por semana em cada bairro.

A coleta seletiva de lixo é feita pela cooperativa Coopervida e pela Associação Novo Tempo. Antes de deixar os recicláveis para coleta, é importante higienizar o material, sempre que possível.

ECOPONTOS

A cidade de Rio Claro tem oito ecopontos, nos quais podem ser levados entulho, móveis velhos, eletrônicos, podas de árvores e resíduos recicláveis. O volume máximo é de um metro cúbico. Lixo domiciliar não pode ser levado aos ecopontos, que abrem de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, aos sábados, das 7 às 17 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas.

  • Jardim das Palmeiras – Avenida 3JP, ao lado da estação de tratamento de esgoto
  • Cervezão – Rua 6-A com Avenida M-21, em frente à rotatória do Cervezão
  • Jardim São Paulo – Rua 1
  • São Miguel – Anel Viário, perto da Avenida 62-A
  • Inocoop/Guanabara – Avenida Tancredo Neves com Rodovia Fausto Santomauro
  • Jardim Figueira – Avenida 54, em frente à Rua 14
  • Assistência – Avenida 1-A com Rua 3
  • Ajapi – km 16 da Estrada Ajapi-Ferraz

CATA-BAGULHO

A prefeitura também realiza a operação cata-bagulho, com caminhão que passa nos bairros uma vez por mês. Nesse serviço, são recolhidos materiais em desuso, como móveis, pneus, latas, itens eletrônicos inservíveis, metais, plásticos, óleo de cozinha usado (desde que corretamente embalado) e outros objetos velhos e sem utilidade. Basta deixar o material na calçada, em frente de casa, logo no início da manhã e no dia indicado no calendário. O cata-bagulho também não recolhe lixo domiciliar.

EM CASA

É fundamental manter quintais e cômodos da residência sempre limpos e sem criadouros, que, segundo o Ministério da Saúde, estão, na maior parte dos casos – 70% deles – no interior das residências. Ainda sobre o descarte de alguns materiais, o isopor, por exemplo, deve ser colocado juntamente com o lixo domiciliar para coleta.

Quando o assunto é óleo usado, uma alteração: esse material não está mais sendo recolhido no cata-bagulho, como dissemos na resposta anterior. O correto agora é colocá-lo junto com os recicláveis, para a coleta seletiva, ou deixá-lo, devidamente embalado, nos ecopontos.

Já o vidro deve ser destinado como lixo reciclável e não na coleta domiciliar. Também pode-se levar vidro aos ecopontos. Sempre que pedaços de vidro forem descartados, devem ser embalados em jornais e depois colocados em caixas de leite ou papelão para evitar o contato direto do vidro com os sacos plásticos. Também é importante deixar um aviso dizendo “contém vidro” ou “cuidado, vidro” na embalagem. Isso ajuda a identificar o material e reduz riscos.

VACINA

Outra forma importante de prevenção é a vacinação. Um novo lote de vacina chegou à cidade na última semana, e a aplicação das doses foi retomada. A vacinação contra a dengue em Rio Claro atende pessoas de 6 a 16 anos.

As salas de vacinação atendem de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, a vacinação vai até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município, a vacinação se encerra às 16h30.

A Fundação Municipal de Saúde ressalta que a vacina é uma medida adicional importante para evitar novos casos de dengue e que quem pertence ao público-alvo precisa ser imunizado.

O QUE LEVAR

Para tomar a vacina, é necessário apresentar cartão SUS e carteira de vacinação da criança ou adolescente, que também precisa estar acompanhado de responsável. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses. No caso de pessoas que tiveram dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

Em casos de suspeita de dengue, o atendimento dos pacientes é feito nas unidades básicas de saúde (UBS), unidades de saúde da família (USF) e nas UPAs. As UBS e USF devem ser procuradas pelas pessoas com sintomas leves, como dor de cabeça, dor no corpo e febre.

Quem tiver esses sintomas associados a dor abdominal persistente, diarreia, vômito e sangramento de gengiva ou nariz deve procurar, com urgência, a UPA do Cervezão ou do Bairro do Estádio. Quando necessário, os pacientes são então encaminhados ao hospital municipal, entregue pelo prefeito Gustavo no mês passado.