Vereadores da cidade de Rio Claro aprovaram sete projetos de lei durante a sessão camarária dessa segunda-feira (15)

Favari Filho

Vereadores da cidade de Rio Claro aprovaram sete projetos de lei durante a sessão camarária dessa segunda-feira (15)
Vereadores da cidade de Rio Claro aprovaram sete projetos de lei durante a sessão camarária dessa segunda-feira (15)

Em sessão camarária com sete projetos aprovados – entre os quais figuram a nomeação de praça, a criação de medalha e homenagem de título de cidadão rio-clarense – entrou para futura votação o projeto de lei, de autoria da bancada do DEM composta pelos vereadores Juninho da Padaria e Geraldo Voluntário, que pede a revogação da polêmica da taxa de iluminação, implantada recentemente na cidade depois que a concessionária de iluminação deixou de fazer o serviço cumprindo resolução da Aneel.

Depois de diversos destaques de requerimentos, o primeiro projeto aprovado, de autoria do vereador Julinho Lopes, denominou de Antônio Bonani a Praça localizada entre as avenidas 54-A e 56-A e ruas 6-JA e 7-JA, no Jardim América; na sequência, aprovaram a designação de Rua Doutor Francisco José Feliciano de Camargo ‘Chico Ciência’ o logradouro aberto conhecido como Avenida Projetada, projeto da vereadora Maria do Carmo Guilherme.

>>> Leitores denunciam falta de iluminação em bairros

De autoria do presidente da Câmara, João Zaine, foi aprovada em primeira votação a obrigatoriedade de todos os prédios com área superior mil metros quadrados conterem pelo menos uma obra de arte de autor rio-clarense. Os vereadores aprovaram ainda a autorização de convênio com o Clube de Campo e a instituição de uma frente parlamentar para captação de recursos para desenvolvimento de projetos para captação de recursos nas áreas de Cultura e Turismo.

O pastor Mac-Man Rodrigues de Lima, da igreja Casa de Oração Missão Divina, foi congratulado com o título de Cidadão Rio-Clarense por iniciativa do vereador Anderson Christofoletti. Por último, os parlamentares aprovaram a criação da Medalha de Mérito ao Desbravador, título que, aliás, muito em breve deve entrar no rol das homenagens prestadas pela Casa de Leis.

>>>  Vereadores fazem ‘coro’ pela redução da taxa

A Tribuna Livre foi ocupada nessa segunda-feira (15) pelo presidente do Conselho Municipal de Idoso, José Luiz Riani Costa, que discorreu sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e suas mais diversas categorias seja física, psicológica, sexual, abandono, negligência, econômica, medicamentosa e emocional. O palestrante alertou que as suspeitas de casos de violência devem ser denunciadas através do Disque 100.

>>> Vereadores recuam e agora criticam taxa de iluminação

TAXA

Desde que foi anunciada a transferência de responsabilidades sobre o serviço de iluminação, muitas dúvidas pairam sobre o tema e moradores de diversos lugares de Rio Claro reclamam da deficiência no serviço. Ruas e avenidas dos bairros Vila Alemã, Mãe Preta, Arco-Íris e Cervezão, entre outros, figuram no rol de reclamações devido à falta e/ou manutenção da iluminação pública.

Na semana passada, pressionados, os vereadores que votaram favoravelmente à criação da contribuição compulsória para manutenção da iluminação pública pediram ao Executivo a redução nos valores cobrados. O tema ganhou novo destaque, pois moradores cobram revisão da política de cobrança instituída por lei, que inclusive já foi questionada pela própria Elektro antes de passar a valer no município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.