Empresários estrangeiros e autoridades visitaram as instalações da empresa Lambertucci

Município

Empresários estrangeiros e autoridades visitaram as instalações da empresa Lambertucci
Empresários estrangeiros e autoridades visitaram as instalações da empresa Lambertucci

O Projeto Brazil Let´s Bee, parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), promoveu no sábado (13) a visita de um grupo de oito empresários do setor apícola de vários países às instalações dos Apiários Lambertucci em Rio Claro. Esta empresa é conhecida no mercado nacional e internacional pela qualidade do mel e própolis.

Participaram da visita vários empresários internacionais convidados que estão interessados na compra de mel e na própolis brasileira, conhecidos mundialmente pela sua qualidade, três empresários da China, Arábia Saudita, Líbano, Marrocos, Canadá e Estados Unidos.

A iniciativa contou com o apoio da Apex-Brasil, parceira no Projeto Brazil Let´s Bee, dos escritórios da Apex-Brasil em Dubai e Pequim, e do Consulado Brasileiro em Los Angeles.

Joelma Lambertucci, presidente da Abemel, comenta que a visita aos Apiários Lambertucci foi importante porque deu aos empresários internacionais a oportunidade de conhecer de perto as estruturas produtivas, o know-how apícola, os sistemas de garantia da qualidade e segurança na empresa em manter os acordos, nos quais vêm registrando crescimento nas vendas de mel e própolis para o exterior.

“Esta iniciativa é muito importante para aumentar as exportações a mercados que ainda não conhecem nosso produto. Esperamos colher bons frutos desta ação e colocar no mercado a cada dia mais produtos com qualidade no exterior e aqui no Brasil para os nossos consumidores”, destaca Joelma.

O secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto De Lucca, que acompanhou a visita da comitiva internacional de empresários, avalia que a reunião foi muito positiva com possibilidades concretas de negócios. Para ele, foi importante a abertura para novos mercados interessados na compra do mel brasileiro.

De Lucca destaca que a conquista é fruto do trabalho realizado pela Abemel, associação criada pela união de um grupo de pessoas que está conseguindo colocar o mel brasileiro no mercado internacional, trazendo um volume grande de dinheiro para o país, e promovê-lo no exterior. O Brasil é hoje o 11º produtor mundial de mel. Para o secretário, se as empresas vendem também produzem mais, trazendo desenvolvimento para o setor.

Rio Claro se destaca na produção nacional e internacional de mel e produtos apículos devido à qualidade de seus produtos. A cidade foi a primeira a utilizar as abelhas africanizadas, que são mais fortes e resistentes. Hoje, segundo informações da prefeitura, o município tem cerca de cinco mil colmeias e um potencial para crescer ainda mais. Os dados do setor são auspiciosos. O mercado brasileiro registra crescimento de 30% a 40% por ano

Além da visita a Rio Claro, os empresários participaram de rodadas de negócios na Bio Brazil Fair/BioFach America Latina 2015, Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia realizada de 10 a 13 de junho no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Durante os quatro dias do evento, a feira recebeu 17.669 visitantes que foram conferir as últimas novidades do setor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.