Mais uma vez, o terceiro andar do Paço Municipal de Rio Claro contou com a presença massiva de manifestantes com cartazes

Favari Filho

Mais uma vez, o terceiro andar do Paço Municipal de Rio Claro contou com a presença massiva de manifestantes com cartazes
Mais uma vez, o terceiro andar do Paço Municipal de Rio Claro contou com a presença massiva de manifestantes com cartazes

A sessão da Câmara dessa segunda-feira (14) contou com oito projetos de lei que foram devidamente apreciados pelos vereadores e, mais uma vez, o terceiro andar do Paço Municipal contou com a presença massiva de manifestantes que, a cada semana, aumentam em número, além de acrescentarem um novo cartaz com uma nova reivindicação, que é colocada à mostra em uma tentativa de chamar a atenção dos políticos e da sociedade para alguns assuntos determinantes para o bom convívio social.

O Projeto 106/2011, que dispõe sobre o exercício de comércio ambulantes nas vias e logradouros públicos de Rio Claro, conforme antecipado pelo Jornal Cidade no último sábado (12), teve o pedido de vistas de sessenta dias, porém não sem antes ser apresentado na Casa de Leis um requerimento com a assinatura de todos os membros do Legislativo pedindo ao chefe do Executivo, Du Altimari (PMDB), para que acrescente emendas no intuito de que sejam incluídos na matéria os “ambulantes” do Centro.

PROJETOS

O primeiro projeto apreciado na noite é de autoria do prefeito e denomina trechos do sistema viário para adequações dos respectivos CEP [Códigos de Endereçamento Postal]. Agora o texto segue para sanção e publicação, uma vez que os legisladores aprovaram em segunda discussão. Na sequência, também em segunda discussão, o projeto institui o Dia Municipal da Doula da petista Raquel Picelli também foi aprovado. A data será comemorada anualmente no dia 18 de dezembro e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

O projeto do vereador Sérgio Calixto (PRP), que disciplina a manutenção, manejo e transporte de animais por petshop e/ou clínica veterinária, teve o pedido de vistas de cento e oitenta dias. Entre outras coisas, o texto proíbe o transporte de animais em bicicletas ou motocicletas, além de obrigar o estabelecimento a ter acomodações com espaço, revestimento, ventilação e iluminação adequadas aos animais.

Em primeira discussão, aprovado o projeto do democrata Juninho da Padaria que denomina de ‘Anna Botta Meyer’ a Estrada RCL-20, que permite o acesso à região rural na zona nordeste da cidade, também conhecida como Bairro dos Lopes. De autoria do pedetista Dalberto Christofoletti foi aprovado o projeto que denomina de Nelson Mandela a Praça localizada na Avenida Ulysses Guimarães, entre as avenidas 42-A e 44-A, no Bairro Vila Nova, defronte à Portaria da UNESP. Mandela foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Os dois últimos projetos da noite tiveram pedido de vistas de trinta dias e de uma semana, respectivamente. O primeiro, de autoria do presidente da Câmara, João Zaine (PMDB), institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Festa Italiana São Luís Orione; o segundo, de autoria do progressista Julinho Lopes, confere a Medalha de Honra ao Mérito a Edison Norberto de Andrade pelos trabalhos ambientais desenvolvidos junto à Secretaria de Educação.

TRIBUNA

A sessão ainda contou com a presença de Adriano Marchi, vice-presidente da União de Amigos (Udam), que fez uso da Tribuna Livre para discorrer sobre o risco da paralisação dos serviços prestados pela entidade em parceria com a prefeitura de Rio Claro. O responsável pela instituição enfatizou que a execução do trabalho social tem sofrido alguns percalços e pediu apoio dos vereadores no intuito de que sejam resolvidos. Marchi acrescentou que, como filha da terra, a ONG [organização não governamental] pretende continuar semeando o belo trabalho que desenvolve de forma positiva há mais de cinquenta anos na Cidade Azul.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.