Dr. Viegas, Nelson Salomone, Sidney Navas e Lucas Calore deram sugestão para redução dos índices em Rio Claro

Antonio Archangelo

Dr. Viegas, Nelson Salomone, Sidney Navas e Lucas Calore deram sugestão para redução dos índices em Rio Claro
Dr. Viegas, Nelson Salomone, Sidney Navas e Lucas Calore deram sugestão para redução dos índices em Rio Claro

Durante o programa “na Roça”, que foi ao ar na manhã de sábado, 31 de janeiro, pela Excelsior Jovem Pan AM, os convidados: empresário Nelson Salomone, Delegado Gustavo Viegas Carneiro, jornalistas Sidney Navas e Lucas Calore enfatizaram a importância da mobilização da comunidade para a redução dos índices criminais que assolam a cidade desde 1999, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Neste período foram assassinadas 17, 74 em média para grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, o índice atingiu 20,26 de acordo com os dados oficiais. O ápice foi registrado em 2002 com 36,11 homicídios para cada 100 mil habitantes e o menor índice de 7,13 assassinatos para cada 100 mil habitantes registrado no ano de 2008.

Para Viegas, que também foi secretário municipal de segurança, o ideal é a união da população, o aumento do efetivo policial e reengenharia da polícia incluindo a união das polícias. “O primeiro passo é a união das polícias com caráter civil” mencionou Viegas.

Já para o empresário Salomone, que também é comerciante e colunista do JC, é necessário a elaboração de um plano emergencial com objetivos de curto, médio e longo prazo. “Este estudo tem que ser feito por pessoas capacitadas e que o comércio e a indústria auxiliem na elaboração do plano para combater estes índices lastimáveis” opinou.

Por outro lado, o jornalista Sidney Navas lembrou que existe a necessidade de “investimento massivos’ na área da Educação e, que tanto a população além das próprias autoridades do setor, precisam ter mais seriedade e “vergonha na cara” para combater a questão de forma efetiva.

Já o jornalista Lucas Calore, mencionou a importância da família em relação a transmissão da educação aos rio-clarenses. “Tem muito rio-clarense que não tem educação” mencionou. O programa na íntegra está disponível no player abaixo. Basta clicar para ouvir.

O próximo “Na Roça” vai ao ar no sábado , 7 de fevereiro, e debaterá o uso de dinheiro público para realização do Carnaval rio-clarense.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.