Campus da Unesp em Rio Claro, localizado no bairro Bela Vista

Divulgação

O Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp e a ONG União de Amigos oferecem gratuitamente dois cursos voltados ao desenvolvimento de animações e jogos para adolescentes da rede de ensino público. As aulas começam dia 9 e as inscrições vão até 6 de outubro na própria ONG ou preenchimento de formulários distribuídos na cidade.

Com limitação de 21 vagas cada um, os cursos disponíveis são: (1) Introdução à Programação usando Scratch, preferencialmente a alunos do Ensino Fundamental II; (2) Introdução à Programação usando Python”, preferencialmente a alunos do Ensino Fundamental II (últimos anos) e Ensino Médio. Os requisitos necessários para participar dos cursos: ter conhecimentos básicos de Informática, sendo recomendado ter um endereço de e-mail. Observa-se que alunos da rede privada de ensino poderão ser atendidos caso haja vagas remanescentes.

Os cursos visam introduzir conceitos e lógica de programação aos adolescentes usando estratégias metodológicas construcionistas e sociointeracionistas, com técnicas de gamificação. Os cursos são de pequena duração e estimula os participantes a aprenderem novas linguagens além do Scratch e Python.

Cursos de programação (usando Scratch ou Python)

Início das aulas: 9 de outubro

Inscrições: Até 6 de outubro

Local:  ONG União de Amigos (Av.23, 1483/ esquina c/Rua 15 – Bairro do Estádio – Horário: das 8h às 11h30 e das 13 às 16h30) ou no Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) no Câmpus da Unesp (Av. 24-A, 1515 – Bela Vista – Horário: das 8h às 11h30 e das 14h às 17h). Há  formulários de inscrição distribuídos nas escolas

Contato:  [email protected]

Telefones:  3523-1926 / 3532-4408 (UDAM).

As aulas serão oferecidas no período de 9 de outubro à 7 de novembro, no próprio Câmpus da Unesp (Av. 24-A, 1515 – Bela Vista), no período da tarde, duas vezes por semana (2 horas cada aula). O curso utilizando a linguagem Scratch será oferecido das  14 às 16h, normalmente às 3ªs e 5ªs-feiras. Já o curso que utiliza Python será oferecido das 15 às 17h, normalmente às 2ªs e 6ªs-feiras). Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que possibilitará que os aprendizes acessem o material de qualquer local com acesso à Internet.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.