Veículos trafegam na chuva registrada no final da tarde dessa quinta-feira (22). Em meia hora choveu 14 milímetros

Ednéia Silva

Rio Claro registrou na terça-feira (20) o dia mais quente do ano com temperatura de 39,2ºC. Essa também foi a maior temperatura já registrada pela estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) desde que os registros começaram a ser feitos há 23 anos.

A informação foi divulgada nessa quinta-feira (22) pelo técnico da estação, Carlo Burigo, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News. De acordo com ele, até então a temperatura mais alta do ano tinha sido 38,4º, marca batida na última terça-feira (20). Burigo comenta que essa temperatura de 39,2ºC foi medida à sombra, onde se localiza o termômetro. Ao sol a temperatura ultrapassou os 45ºC.

Veículos trafegam na chuva registrada no final da tarde dessa quinta-feira (22). Em meia hora choveu 14 milímetros
Veículos trafegam na chuva registrada no final da tarde dessa quinta-feira (22). Em meia hora choveu 14 milímetros

Na quarta-feira (21) o calor foi mais ameno. A máxima registrada foi de 33,6ºC e a mínima de 20,9ºC com umidade relativa do ar variando de 47% a 91%. Nessa quinta-feira (22) o dia foi parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde. O diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, informou que até as 16h30 choveu 14 mm. Na zona rural e em alguns bairros ocorreu chuva de granizo. O vento atingiu 59,58 km/h às 15h48 com temperatura máxima de 34ºC.

O diretor informa que a previsão para esta sexta-feira (23) é de temperatura entre 20ºC e 33ºC com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A precipitação prevista é de 16 mm. Para sábado (24) não há previsão de chuva.

Carlo Burigo observa que outubro está com baixo volume de chuva até o momento. A média do mês é de 105 milímetros, mas até o dia 21 foram registrados apenas 22 mm, quantidade quase cinco vezes menor que a média.

SAÚDE

Com tanto calor, as unidades de saúde do município vêm registrando alta no movimento. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o número de atendimentos subiu 60% na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). Foram 243 atendimentos em agosto, 419 em setembro e 233 na primeira quinzena de outubro. Os principais casos são desidratação e problemas respiratórios.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.