Equipamentos que tinham mais de cinco anos de uso foram substituídos pelo Daae por novos

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) anunciou um reajuste nas tarifas de água e esgoto do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro. O reajuste determinado pela agência é de 2,76% e entrará em vigor a partir do mês de julho, sendo cobrado nas faturas emitidas a partir de agosto. A tarifa mínima residencial, para consumo de até 10 metros cúbicos (m³), terá alta de R$ 1,04 passando para R$ 38,74. O aumento de 2,76% também será aplicado nos serviços acessórios oferecidos pelo Daae, como vistoria técnica, suspensão e religação de água, por exemplo.

“O reajuste concedido tem como objetivo repor a inflação do período, medida pelo IPCA. A recomposição tarifária é importante para o equilíbrio econômico-financeiro do Daae e para manter a qualidade dos serviços oferecidos à população”, explica o superintendente da autarquia, Ricardo Pires de Oliveira, lembrando que o alto índice de inadimplência no pagamento das contas de água e esgoto, que está em 20%, também interfere no planejamento financeiro do Daae. “A falta de pagamento impede que a totalidade dos recursos oriundos das tarifas chegue aos cofres da autarquia”, afirma Oliveira.

Além de Rio Claro, outros municípios também tiveram reajuste concedido pela Ares-PCJ neste ano. Em Limeira, o aumento autorizado pela agência foi de 3,90%, Piracicaba (6,94%), Corumbataí (2,95%), Jundiaí (2,84%), Vinhedo (2,84%), São Pedro (8,19%), Nova Odessa (2,86%), Rio das Pedras (10,29%), Holambra (2,63%) e Santa Bárbara d’Oeste (3,85%).

Os índices aplicados em Rio Claro foram aprovados em reunião realizada pela agência na terça-feira (29) no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). A resolução com a deliberação dos novos valores está sendo publicada na edição do Diário Oficial do Município desta semana. Os estudos dos cálculos para apuração do índice de reajuste das tarifas de água e esgoto são feitos anualmente pela Ares-PCJ por meio de fórmula que compara a tarifa média necessária e a tarifa média praticada.

O Daae orienta que, em caso de dúvidas, o consumidor deve ligar na ouvidoria da agência reguladora, pelo telefone 0800-771-1445.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.