Bruno Bellan, 27, é um dos difusores das obras clássicas da animação

Adriel Arvolea

Bruno Bellan, 27, é um dos difusores das obras clássicas da animação
Bruno Bellan, 27, é um dos difusores das obras clássicas da animação

Bruno Bellan tem 27 anos, é publicitário por formação, jornalista e gerente de conteúdo. De Rio Claro, tem contribuído para a divulgação e difusão da cultura jovem oriental por meio de sites dirigidos com as quais colabora.

O site Suco de Mangá – www.sucodemanga.com.br -, por exemplo, é um deles. Com pouco mais de dois anos no ar, os temas centrais do material são Animes, Mangás e Games, mas há espaço para outros produtos da cultura pop e formas de expressão artística, principalmente a nacional.

“Uma das missões do Suco de Mangá, desde sua concepção, é a de divulgar e estimular a produção nacional de cultura jovem. O foco está na cultura jovem, principalmente na influência da cultura oriental”, reforça Bellan.

Já em www.expoartcon.com.br, a proposta é divulgar a arte gráfica e visual, com a participação de artistas de todo o Brasil. Sem fins lucrativos e expressamente cultural, o projeto compromete­se à divulgação do artista, seja via web, redes sociais e outros meios de comunicação.

Mas, por que abordar esse universo? O jovem explica que tudo começou com a invasão de animes no começo dos anos 90. O estopim para esta febre foi com Cavaleiros do Zodíaco, passando por Pokemon e Naruto, perdurando com diversas séries até os dias de hoje, mas de forma mais homogeneizada nos diferentes tipos de mídia.

“Com o crescimento da cultura nerd/geek e na avalanche de títulos de quadrinhos nipônicos que encontramos em toda e qualquer banca, não havia outra maneira de exteriorizar esta paixão, se não fosse por criar conteúdo e mostrar para a população que ainda não conhece este nicho, que tem muita coisa boa sendo feita”, completa. Uma ideia que só está crescendo!.

EXPOSIÇÃO

Agora, Bellan quer promover a exposição ArtCon – expoartcon.com.br, que é uma collab – trabalho artístico colaborativo. Neste modelo, diversos artistas contribuem com uma obra representada em seu estilo pessoal. A temática desta exposição tem a ver com a nostalgia da infância e o começo da era de ouro da cultura jovem – os anos 90. “Intitulada ‘ArtCon Nostalgia: Os Incríveis anos 90’, a Collab retrata diversos títulos que fizeram sucesso na época aqui no Brasil – de animações japonesas a clássicos da Disney”, conta.

O objetivo é inspirar, não somente as crianças, mas as novas gerações – adolescentes inclusos. Por meio da representação de obras clássicas da animação, no estilo pessoal de cada participante, procura-se refletir a evolução artística e mostrar que é possível seguir o caminho da arte. A metáfora é simples: as ‘crianças’ de ontem, são hoje os ilustradores que tanto admiravam.

“Ao todo, são mais de 70 artistas brasileiros de diversos estilos – da tatoo à arte digital. Cada artista escolheu uma obra de sucesso dos anos 90 para representar. No site, além das artes resultantes, temos à disposição o portfólio e o contato de cada um”, completa.

A exposição virtual entrou no ar na semana da criança. Toda terça-feira são disponibilizadas dez novas artes no site. O retorno tem sido muito positivo. “Temos o intuito de transformar o ArtCon em uma exposição física e estamos estudando algumas propostas para os próximos meses”, conclui.

SITES

O Suco de Mangá trabalha com diversas outra mídias e veículos, cada qual com sua equipe em específico. Atualmente, conta com seis pessoas, entre colunistas, colaboradores e editores. Quanto ao ArtCon, o projeto teve o desenvolvimento, curadoria e implementação realizados por Ronaldo Fortes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.