Os canais abertos de televisão deverão desligar os sinais analógicos até as 23h59 do dia 29 de novembro, conforme determinação da Anatel. Após o desligamento do sinal analógico, que está previsto para acontecer em Rio Claro e outras 84 cidades da região, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital. “Para continuar assistindo aos seus programas favoritos, é importante verificar se a sua TV já está preparada ou se precisa de um conversor externo, além de verificar se a antena já é digital”, orienta Andreia Marques, gerente regional da Seja Digital.

Famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal têm direito a receber um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. E, como a data está se aproximando, é importante que todos verifiquem se seus aparelhos de televisão já estão preparados para receber o sinal digital ou se precisam de conversores e realizem a instalação o quanto antes.

Segundo informações da assessoria de imprensa do programa Seja Digital, todos precisam estar preparados antes do dia 29 de novembro, quando o sinal analógico será desligado e só continuará a assistir à programação da TV aberta quem tiver acesso ao sinal digital.

“É um grande avanço para nosso país, para a evolução digital. As famílias que possuem o direito e ainda não retiraram seus kits precisam fazer isso o quanto antes. E quem ainda não se adequou, adquirindo o kit, também precisa tomar as providências”, comenta a gerente regional. Marques fala ainda sobre o sinal que chega às residências. “Muitas pessoas já estão instalando as antenas e os aparelhos e acham que o sinal que chega é suficiente, mas se colocados no telhado, num ponto alto e fora da casa, fica melhor ainda. As pessoas podem elas mesmas instalarem o kit, pois é bem fácil. Estamos com uma campanha do ‘instalador amigo’. Caso você conheça alguém que tem dificuldade e pode ajudar, faça. A instalação desses equipamentos contribui também para o meio ambiente, pois os televisores não serão descartados”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.