Cerca de 20% dos funcionários aderiram à greve que teve início na quarta

Vivian Guilherme

Dos 720 funcionários públicos municipais de Itirapina, 150 deles estão parados desde quarta-feira (23). A adesão de cerca de 20% à greve, liderada pelo Sindicato dos Funcionários Públicos de Itirapina, tem por objetivo solicitar reajuste salarial. A informação é de que pararam as atividades os servidores da Educação, Saúde, Serviços Públicos, Administrativo e até da Câmara Municipal, respeitando o percentual de 30% dos serviços emergenciais.

Cerca de 20% dos funcionários aderiram à greve que teve início na quarta
Cerca de 20% dos funcionários aderiram à greve que teve início na quarta

Segundo o Sindicato, desde maio de 2014 há uma tentativa de negociar com a administração para que os salários e o cartão-alimentação dos funcionários recebam, ao menos, a correção dos juros do período, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor).

Segundo comunicado oficial do Sindicato, devido à falta de reajuste, o pagamento está com uma desvalorização de 17,22%. Na nota, ainda é informado: “existem fortes indícios de que a administração pretende enviar um projeto à Câmara Municipal repassando 4% aos funcionários, índice este já recusado pela categoria em assembleia”.

O prefeito José Maria Cândido disse ao Grupo JC que irá promover um reajuste nos salários, mas que ainda não pode precisar o índice, enquanto não for avaliada a receita municipal. “Março é o principal mês, pois é quando começamos a receber as parcelas do IPTU, só teremos uma avaliação depois do mês de março”, informou o prefeito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.