Após abrir 152 vagas no Alto do Santana, a prefeitura de Rio Claro está criando mais 110 vagas em creches, agora no Jardim Esmeralda, diminuindo o déficit na rede pública. Nova unidade será entregue oficialmente na terça-feira (25).

A greve dos caminhoneiros também afetou o funcionamento das creches e escolas municipais de Rio Claro. “Infelizmente tivemos que optar pelo fechamento temporário destas unidades escolares”, lamenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, que elencou os motivos que levaram à decisão de parar as aulas a partir desta segunda-feira (28).

Segundo Moreira, nesta semana o abastecimento de carne, hortifrutigranjeiros e outros itens da merenda escolar não aconteceu de maneira regular e a falta de combustível já começou a impossibilitar o transporte integral de alunos. “Além disto, com a continuação da greve, também os professores e funcionários começam a ter dificuldades para chegar no local de trabalho, e não podemos correr o risco de receber as crianças, especialmente os bebês, sem ter quem cuide delas”, explicou o secretário, acrescentando que muitos servidores moram em outras cidades. De acordo com Moreira, mesmo para muitos dos funcionários que moram em Rio Claro seria difícil ir para o trabalho, pois estão lotados em escolas de difícil acesso.

A rede pública municipal de ensino de Rio Claro tem 64 unidades e aproximadamente 19.000 alunos, sendo metade deles na faixa etária de zero a cinco anos.

“Estamos na expectativa de que a greve termine o quanto antes, pois certamente, depois disto, ainda haverá um período para a normalização das atividades”, afirma Adriano Moreira, que informou que os dias parados serão repostos. “Não queremos que os alunos tenham prejuízo didático e pedagógico, e neste momento esperamos contar com a colaboração dos pais, alunos e todas as equipes de trabalho”, disse.

Na sexta-feira (25), em razão da falta de combustível nos postos que abastecem a cidade, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou decreto de emergência e divulgou outras medidas administrativas, como a suspensão de aulas na rede municipal, a redução no expediente das repartições municipais e o uso de veículos oficiais exclusivamente para os serviços de saúde, segurança, defesa civil e abastecimento de água. O presidente da Câmara de Vereadores, André Godoy, informou que o Legislativo Municipal irá adotar as medidas anunciadas pelo prefeito e já determinou o recolhimento da frota e o cancelamento de viagens.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.