Com base em registros oficiais do Ministério da Saúde, a Folha de SP divulgou no início da tarde desta sexta-feira (2) que mais de 20 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas no país fora do prazo de validade. O imunizante vencido compromete a proteção contra o novo coronavírus.

Em Rio Claro, segundo aponta o levantamento de dados, os lotes recebidos com a validade expirada teriam sido 4120Z005 (vencimento 14 de abril) e CTMAV501 (vencimento 30 de abril), com doses aplicadas nas unidades básicas de saúde do Jardim Santa Elisa e Dr. Mário Fittipaldi, totalizando 43 vacinados.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 fora do período de validade foi aplicada na população. “Sempre que chegam vacinas no município, as informações referentes aos lotes e vencimento são averiguadas. Nunca ficam em estoque vacinas com data de validade anterior às novas doses recebidas”, explica.

A Vigilância Epidemiológica observa que as vacinas de um destes lotes sequer chegaram a ser recebidas pelo município. Já as doses com vencimento em 14 de abril, do lote 4120Z005 da Astrazeneca, estavam entre as primeiras que o município recebeu, em 27 de janeiro. “Essas doses foram utilizadas imediatamente, esgotando-se nas duas semanas seguintes ao recebimento, bem antes do prazo de validade. É possível que tenha havido erro na inserção dos dados no sistema utilizado para registrar a vacina aplicada, com a seleção de lote equivocado”, reforça na nota.  

O número do lote é anotado no comprovante de vacinação de quem é imunizado. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas confiram essa carteira de vacinação comparando com os lotes divulgados e datas de validade, confirmando o recebimento antes da data de vencimento da vacina. “Caso alguém tenha dúvidas, deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica (3532-3720), que está à disposição para esclarecimentos”, conclui a secretaria.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.