População que quiser denunciar locais onde há condições propícias para acúmulo de água e larvas pode ligar para o 156

Divulgação

População que quiser denunciar locais onde há condições propícias para acúmulo de água e larvas pode ligar para o 156
Devido à proximidade com as cidades vizinhas, é preciso que os moradores tomem os devidos cuidados para que a doença não se alastre

O combate à dengue vem sendo intensificado no município de Santa Gertrudes. Os agentes de combate a endemias realizaram no mês de janeiro a atividade de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que nada mais é que um monitoramento que permite identificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças (dengue e febre chikungunya), e os tipos de recipientes mais frequentes em cada setor.
“Identificamos nessa atividade um grande número de larvas principalmente em pratinhos dos vasos de plantas, materiais inservíveis, pneus e tambores para armazenamento de água”, destaca Matheus de Melo Murbach, da Vigilância Epidemiológica.
Com o intenso trabalho realizado pelas equipes da Vigilância Epidemiológica desde o início do ano, foram contabilizados cinco casos positivos de dengue, sendo dois autóctones e três importados, isto é, que se infectaram em outros municípios. Número bem abaixo dos que vêm sendo registrados na região. Porém, devido à proximidade com as cidades vizinhas, é preciso que os moradores tomem os devidos cuidados para que a doença não se alastre.
Ainda o principal meio de prevenção destas doenças é a eliminação dos criadouros do mosquito. Não deixe água acumulada; mantenha a caixa d’água fechada; remova folhas e galhos das calhas, entre outros cuidados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.