Encontro em São Paulo reuniu o prefeito Gino, a superintendente Aline, vereador Willian e representantes do DNIT.

Uma nova reunião para tratar da reivindicação da administração do prefeito Gino aconteceu na terça-feira na sede do DNIT, em São Paulo

A prefeitura de Santa Gertrudes vem pleiteando há um tempo a área da Estação Ferroviária para revitalização do local, transformando assim um ponto vulnerável do município em um espaço de lazer, cultura e convívio social.

Algumas tratativas já foram realizadas junto à União. E, nessa terça-feira (18), o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino), a superintendente administrativa Aline Carlevaro e o vereador Willian Bento estiveram no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), em São Paulo, para reforçar a solicitação de concessão da área.

A prefeitura já possui o projeto e os recursos para a execução das obras. “Esta é uma demanda que estamos aptos e prontos para resolver, porém a área não pertence ao município”, salienta o prefeito.

O superintendente do DNIT, Peterson Ramos, e o consultor, Arnaldo Bernardo, sinalizaram positivo ao pleito da cidade e passaram as diretrizes a serem seguidas. “Sendo uma área ociosa, que está apresentando problemas, e a prefeitura já tem o projeto de revitalização, não há motivos para não viabilizar a concessão. Esperamos que até o fim do ano o processo esteja resolvido no DNIT”, informou Peterson.

Revitalização

Assim como acontece em outras cidades que foram formadas a partir da ferrovia, Santa Gertrudes também tem hoje um espaço inativo que restou da “fase de ouro” dessa modalidade de transporte. Outras cidades da região também já reivindicaram o direito de ocupar as antigas estações ferroviárias. No caso de Rio Claro, a ocupação foi acontecendo de forma gradativa, inicialmente de maneira informal, desde os anos 90, mas a regularização da cessão de uso do antigo leito da ferrovia foi autorizada somente em 2010. A antiga estação abriga hoje a Secretaria Municipal de Turismo, a Praça do Ferroviário e a chamada Casa Amarela. No trecho da Rua 1-B, no Cidade Nova, a prefeitura também ocupa alguns barracões que pertenciam à ferrovia.