A brusca queda das temperaturas fez com que o município de Rio Claro intensificasse a Operação Inverno, iniciada no final do mês passado. Nesta terça-feira (29), equipes estarão nas ruas da cidade numa força tarefa para acolher pessoas que precisam de abrigo ou agasalhos.

Além de auxiliar no atendimento de quem precisa, a força tarefa também servirá para avaliar como estão sendo feitos os atendimentos na Operação Inverno. Irão participar representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Seas, IVC, Guarda Civil Municipal, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Saúde e a Frente parlamentar de pessoas em situação de rua, presidida pela vereadora Carol Gomes.

Desde segunda-feira, além da casa de passagem, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social está encaminhando pessoas em situação de rua ao Centro Dia do Idoso, que está com atividades suspensas para a terceira idade devido à pandemia. No total, o município disponibiliza cerca de 50 vagas para acolher moradores de rua na Operação Inverno deste ano. Nas duas unidades os atendidos recebem, além de acolhimento, jantar, café da manhã e troca de roupa, e também podem tomar banho. Quando as pessoas não querem ir aos pontos de acolhimento, a equipe do Desenvolvimento Social oferece cobertor, lanche e chocolate quente. As buscas ativas são feitas diariamente, até as 22 horas. A Operação Inverno está programada para terminar em 31 de agosto, mas pode ser prolongada se houver necessidade.

O município está realizando, ainda, a campanha do agasalho, com distribuição de roupas de inverno e cobertores doados pela comunidade a pessoas de baixa renda. Rio Claro também está preparando a campanha “Não dê esmolas, dê dignidade”.

ResponderEncaminhar

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.