Lucas Calore

Quase dois meses após a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania afirmar ao Jornal Cidade de Rio Claro que iria assumir as obras de conclusão do novo Fórum do município, um outro final para essa novela foi anunciado na manhã dessa quarta-feira (18).

Aloísio de Toledo César, secretário da pasta há cerca de um ano e meio, esteve pela primeira vez na cidade para conhecer o prédio construído na região do bairro São Miguel, em frente ao Anel Viário, e verificar suas condições. Sua visita foi solicitada pelo prefeito Du Altimari e o novo diretor do Fórum, Cláudio Luís Pavão.

O Sec. Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania em visita ao novo Fórum com autoridades locais
O Sec. Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania em visita ao novo Fórum com autoridades locais

Retomada

O secretário Aloísio visitou os três andares do novo Fórum e afirmou que já nesta quinta-feira (19) abrirá o processo para elaboração de nova licitação para a sua conclusão. “Esse prédio foi muito bem planejado. Houve dificuldade na paralisação, mas com certeza vou me empenhar para que, assim que escolhida a empresa, seja contratada”, garantiu.

Para o diretor Pavão, houve a preocupação de trazer o secretário para constatar a obra. “Não é possível deixar esse local assim. Estamos nos espremendo no Fórum atual, no Centro. Parece que ele se sensibilizou”, disse.

“Exagero”

O secretário expressou surpresa com a grandiosidade do projeto. Ele chegou a afirmar que era “um exagero” o tamanho do novo Fórum apenas para uso das partes criminais, afinal, com o passar dos anos, o avanço da tecnologia vai mudar o sistema de uso dos fóruns. “Com a integridade digital, o fluxo diminui”, disse.

No entanto, as autoridades de Rio Claro que acompanhavam a visita argumentaram que o prédio já foi dimensionado para essa finalidade e que ele atenderá toda a região.

Prazos

Aloísio afirmou que a licitação deve ser concluída em até quatro meses, mas a retomada das obras deve acontecer em janeiro. “Devemos esperar a previsão orçamentária de 2017”, concluiu. Vale lembrar que, após reportagem do JC, o Ministério Público de Rio Claro abriu inquérito civil para investigar o atraso da obra.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.