O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo de Rio Claro chega a seus 110 anos com projetos de ampliação e reformas. Obras para construção de um novo prédio administrativo foram iniciadas em setembro com previsão de conclusão em quatro meses. O conjunto prevê salas de atendimento psicossocial, farmácia interna, farmácia assistencial, sala de recursos humanos, setor financeiro, marketing, telemarketing e diretoria, além de uma sala de reuniões, novos vestiários e banheiros para todos os funcionários. O programa de obras projeta campanha de divulgação para participação comunitária na realização do orçamento estimado em R$ 600 mil.

O Asilo completa 110 anos em 27 de setembro como um dos marcos da assistência social no município. A instituição atende 84 idosos de ambos os sexos a partir da idade de sessenta anos. A maioria tem perfil de vulnerabilidade social.

Moradores em quartos coletivos ou individuais, os abrigados são assistidos em período integral. A manutenção da assistência é garantida por doações e trabalhos voluntários. Programa de atendimento particular sustenta fração do orçamento e o trabalho de técnicos profissionais. O Asilo é uma entidade socioassistencial regularizada pelo Conselho Municipal de Saúde com área de abrangência a Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Araras e São Paulo. A qualidade do atendimento é regulada por normas do Estatuto do Idoso, códigos e leis das três esferas de governo para instituições de longa permanência.

Entidade sem fins lucrativos, o Abrigo conta com o trabalho de cem voluntários semanais para serviços de jardinagem, horta, farmácia, café, lavanderia, assistência médica e odontológica, refeições, cortes de cabelo, barba e unhas. Um corpo de oitenta voluntários atua na organização de eventos filantrópicos, os quais estão suspensos temporariamente devido a pandemia. O quadro de técnicos reúne profissionais de assistência social, psicologia, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional, administração e outros.

O núcleo de farmácia fornece gratuitamente cerca de mil medicamentos diários garantidos por doações. As atividades terapêuticas e recreativas disponibilizadas aos assistidos incluem produção de artesanato, sessões de cinema, atividades físicas, eventos culturais, jardinagem, além de fisioterapia.

O princípio norteador da assistência é promover atendimento de qualidade para um envelhecimento ativo, saudável e que promova a iniciativa pessoal, autonomia, solidariedade, interação social e resgate de vínculos familiares, além de acesso a políticas públicas.

Por ser uma instituição centenária o Asilo necessita de reformas, reparos e manutenção constantes em seus equipamentos de uso permanente, ao que se incluem custos funcionais e operacionais. Para suprir essas despesas o Abrigo conta com a generosa doação da sociedade civil, parcerias com empresas privadas e poder público, além de recorrer a promoções como rifas, feijoadas, paellas, entre outros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.