Tudo começou há sete anos, quando houve uma grande seca, estiagem e muitos incêndios no Horto. Diante do cenário devastador e a tristeza de ver a grande área verde se transformando em cinzas, teve início o processo de replantio autorizado pelo gestor da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

“Todo o nosso trabalho é embasado no plano de manejo da Feena. Não fazemos nada aleatoriamente, é tudo muito estudado, pensado e acima de tudo com responsabilidade. Não é simplesmente pegar uma muda qualquer e sair plantando”, afirma o voluntário Alexandre Carrille, que também desde 2016 ocupa o cargo de presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Rio Claro.

No total foram 550 mudas no período das águas 2021/2022. Um respiro para a Feena e uma satisfação para os envolvidos.

“Somos unidos em torno deste objetivo que nos faz superar todas as diferenças pessoais e filosóficas. Além de tudo é um projeto ecológico que também serve como instrumento educacional, pois os participantes podem ter noção de como se dão na prática as etapas da natureza, como o melhor momento para plantar, como é difícil fazer a manutenção e ver uma muda vingar, além de conhecer os entraves burocráticos necessários para que a execução do projeto possa ser concluída. Uma verdadeira aula de educação ambiental”, completa Alexandre.

Marcelo Borba, um dos integrantes mais ativos e assíduos do projeto, ainda afirma que novos voluntários são sempre bem-vindos: “Temos a nossa página no Facebook que é a ‘Mutirão de replantio no Horto florestal – Rio Claro/SP’ e convido a todos a curtirem e acompanharem as nossas postagens. Por lá é possível saber o dia em que iremos realizar ações de replantio. Também orientamos em relação à vestimenta, o que levar, tudo isso para que o voluntário possa realizar a prática da maneira mais segura e correta. A ação reúne pessoas de todas as idades e diversas ideologias, o que é sem dúvida muito gratificante”.

Ajuda

Recentemente um trabalho de roçagem foi feito, mas o valor para pagar ainda não foi atingido. Uma vaquinha é feita através do PIX: [email protected]

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.