A prefeitura de Rio Claro programou para esta quinta-feira (5) e sexta-feira ação de reforço na sinalização de solo na Via da Saudade. Diferentemente do que acontecia até agora, não será necessário interromper todo o trânsito para a realização desse serviço, apenas meia pista será interditada de cada vez. Isso porque o departamento de Trânsito tem novo equipamento para demarcação das vias, modelo “airless”, que é mais compacto, prático e econômico. “Assim, damos mais dinamismo a esse importante serviço para a segurança no trânsito”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Mesmo com o trânsito parcialmente liberado, a prefeitura pede que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pela Via da Saudade durante a realização do serviço. A máquina começou a ser utilizada nesta semana, na Avenida Tancredo Neves.

“Com essa máquina diminuímos transtornos durante ações de reforço na sinalização, principalmente em áreas de grande movimento, como a região central”, observa o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba. O equipamento é pequeno e não usa ar para a dispersão da tinta, portanto não necessita de compressor. “Também consome menos combustível, economiza tinta e é mais prático em termos de manutenção”, explica o gerente de operações do departamento de Mobilidade Urbana, Joaquim Negreiros.

A máquina “airless” é usada para pintura de faixa simples, faixa dupla contínua, faixa seccionada e  faixa de pedestre, além de possuir pistola manual para pintura de legendas como “Pare” e “Devagar”. O bico do recipiente de tinta tem adaptadores nas medidas específicas e dispensa regulagem para os diferentes tipos de pintura, o que economiza tempo.

Com mais equipamentos, o serviço de demarcação de solo fica mais dinâmico. O caminhão com compressor  do departamento de Mobilidade Urbana continua sendo utilizado, além disso, o departamento conta com um trator para pintura de faixa contínua, que será reformado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.