Imagem ilustrativa.

Diante do aumento de casos de Covid nas últimas semanas, muitas pessoas têm se questionado sobre a eficácia da vacinação contra a doença.

Estes questionamentos chegam frequentemente ao JC. Em muitas mensagens e comentários nas redes sociais, as pessoas perguntam sobre a vacinação ou não dos pacientes com Covid que precisam ser internados no município.

Nesta quarta (26), a equipe de reportagem procurou a prefeitura de Rio Claro, que detalhou os dados sobre a vacinação dos internados por Covid na cidade e falou um pouco mais sobre o perfil dos pacientes da doença:

“O mais recente levantamento feito na terça-feira (25) pela Vigilância Epidemiológica do Município, aponta que, em Rio Claro, entre os pacientes internados em UTI, sete não se vacinaram contra a Covid; 16 tomaram duas doses; e 11 pacientes tomaram as três doses.

Dos internados em enfermaria, nove não tomaram vacina; 13 tomaram duas doses; e 17 tomaram as três doses. Há um paciente em UTI e quatro em enfermaria com dados de vacinação em levantamento.

O setor municipal de saúde ressalta que a vacina nos idosos tem uma eficácia menor por conta da imunossenescência (as alterações do sistema imunológico provocadas pelo envelhecimento), própria do avanço da idade.

Atualmente, a maioria dos casos mais graves de pacientes internados por Covid são de idosos com várias comorbidades. São pessoas que receberam o reforço vacinal há mais de quatro meses e, desta forma, apresentam queda de anticorpos e da proteção vacinal.

A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para proteção contra Covid, destacando que a vacinação vem tendo um papel importante na redução de internações e agravamento dos quadros clínicos de infectados”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.