Com muito espaço, árvores e bancos, a praça é o local preferido de muitas famílias moradoras do bairro

Laura Tesseti

Localizada entre as avenidas 21 e 23, com as ruas 21 e 22, no Bairro do Estádio, a Praça Plínio Salgado, além de ser considerada um patrimônio histórico para a cidade de Rio Claro, também é o ponto de encontro dos moradores do bairro, que utilizam o espaço verde para diversos fins.

Rosana Benitte é comerciante, atua na praça há 16 anos e, para ela, a presença do jardineiro fez toda diferença. “Um senhor que é jardineiro aqui cuida muito bem da praça, mantém tudo muito organizado e limpo, a praça é muito bonita e, por ser espaçosa, permite diversos tipos de atividade”, fala.

Com muito espaço, árvores e bancos, a praça é o local preferido de muitas famílias moradoras do bairro
Com muito espaço, árvores e bancos, a praça é o local preferido de muitas famílias moradoras do bairro

A comerciante conta que, no final da tarde, principalmente com o Horário de Verão, muitas famílias levam as crianças para brincar na praça. “No final da tarde muitas crianças brincam por aqui, andam de bicicleta, jogam bola. Eu costumo trazer meu filho aos domingos, enquanto trabalho, com meu marido brinca de bola e anda de bicicleta.”

Um garapeiro também marca presença na praça e adoça as tardes dos que passam por lá. Aos domingos, Benitte conta que sua banca fica repleta de pessoas que aproveitam o espaço e o tempo para ler jornais e revistas. Dois pontos de ônibus otimizam ainda mais o uso do espaço, trazendo movimento.

FALTA DE ILUMINAÇÃO

A iluminação precária, como de muitas outras praças da cidade, é o que incomoda os moradores da região que aproveitam a área verde.

A presença de alguns usuários de drogas, no período da noite, também deixa a população a preensiva. “Ficamos com medo de passar pela praça à noite, falta luz e a insegurança aumenta”, relata um morador que preferiu não se identificar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.