A comunidade da Igreja Matriz de Santa Cruz inicia neste sábado (3) a quermesse em comemoração e exaltação à Santa Cruz. Serão quatro finais de semana da tradicional festa (nos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18 e 24 e 25 de setembro) sempre após as missas, que no sábado começam às 18 horas e aos domingos às 18h30.

No local, as famílias encontram barracas com pratos típicos da quermesse, como pastel e lanche de pernil, entre outros lanches e salgados, além de bebidas, doces e diversões para as crianças. A festa é uma das mais tradicionais do município e se iniciou na década de 1940. Após período de paralisação, foi retomada em 2009 pelo então pároco, padre Jacob Jovino Tomazella.

Na programação religiosa, acontece o Tríduo entre os dias 11 e 13. No dia 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz, será celebrada missa às 15 horas; às 18 horas, o terço e às 19h30 acontece a missa solene.

O padre Jiucinei Vandes de Jesus Cambuí, que desde 2020 é o pároco, destaca que “a festa remonta ao papel da cruz como instrumento necessário para que Cristo levasse às últimas consequências a sua missão redentora. Exaltar a cruz é, portanto, ressaltar que nela se deu a morte de Cristo, saciando o ímpeto dos maus. Mas, também nela a vida que é Cristo pode ressurgir, alimentando a esperança dos bons”.

Endereço

A Matriz da Santa Cruz fica na Avenida 10, entre as ruas 8 e 9, no bairro Santa Cruz, em Rio Claro. A comemoração envolve o trabalho de 80 a 100 voluntários da paróquia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.