Ônibus de Araras passarão a contar com sistema de biometria facial nas catracas

286
Ramon Rossi

Os veículos do TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras), que faz o trabalho de transporte na cidade, começou a cadastrar aproximadamente 24 mil usuários para  contar com um sistema de biometria facial. A plataforma fará a fiscalização e o reconhecimento do usuário na catraca por meio de um programa de computador.

Segundo a autarquia, a medida vem para auxiliar no controle de fraudes em relação ao uso de cartões de passageiros que têm benefícios, como gratuidade e descontos. Em alguns casos os bilhetes são usados de maneira compartilhada e pessoas que não têm direito acabam sendo subsidiadas pela Prefeitura.

Com implantação do sistema, somente o titular do cartão poderá usá-lo. Uma câmera que fica ao lado da catraca fará a biometria do rosto do usuário para comparar as fotos que estão cadastradas no sistema do TCA.

A medida será aplicada  para vale-transporte empresarial, passe escolar e atleta, além de aposentados, deficientes físicos e funcionários públicos.

“Esta nova ferramenta, além de evitar fraudes pelos próprios usuários, irá nos auxiliar na recuperação de R$ 50 mil por mês. Também acabará com a burocracia no caso dos vales-transportes de empresas, que passarão a realizar a recarga dos cartões e cadastro dos funcionários”, disse o presidente da autarquia, Elcio Rodrigues Junior.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: