Autoridades e representantes de entidades no lançamento do documento

Município

Autoridades e representantes de entidades no lançamento do documento
Autoridades e representantes de entidades no lançamento do documento

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro lançou oficialmente nessa sexta-feira (27) o abaixo-assinado para a “Campanha Trens de Passageiros até Rio Claro. A iniciativa conta com o apoio de várias entidades de Rio Claro e cidades da região, como Limeira, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. A ideia é coletar o maior número possível de assinaturas para sensibilizar as autoridades a incluir Rio Claro na primeira etapa do projeto do governo estadual de implantação da linha de trens metropolitanos.

O lançamento do abaixo-assinado foi realizado no Café da Manhã da OAB na presença de representantes de várias entidades. A presidente da OAB de Rio Claro, Dra. Rosa Cattuzzo, salientou a participação das entidades o que demonstra que todos estão imbuídos e engajados nesse projeto.

O desembargador aposentado, Dr. Irineu Carlos de Oliveira Prado, representante da OAB nesse pleito, destacou que Rio Claro merece essa distinção por ter tradição ferroviária, além de estar muito próxima de Americana (50 km), onde a linha deve terminar. Oliveira Prado ressalta ainda que a reativação do trem de passageiros vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região.

O deputado estadual Aldo Demarchi falou de sua satisfação em participar de um movimento que muito lembra a mobilização realizada para a duplicação da Rodovia SP-127. No caso da estrada o resultado foi positivo e ele acredita que a conquista se deve a adesão da população e da sociedade, o que está se repetindo na Campanha Trens de Passageiros até Rio Claro.

A vice-prefeita Olga Salomão acredita que a mobilização surtirá efeito e se dispôs a participar de uma comissão técnica para o levantamento de dados que possam subsidiar os argumentos em defesa da proposta. Na oportunidade, Olga entregou ao desembargador uma lista com assinaturas coletadas na Sepladema (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente) e informou que a coleta também será feita nas demais secretarias e repartições municipais e nas entidades que a Prefeitura tem acesso.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, vereador João Zaine, também entregou uma lista com 69 assinaturas coletadas no Legislativo e colocou a casa à disposição para apoiar a proposta. Davi Bertanha, presidente da Câmara de Cordeirópolis, disse que o retorno do trem de passageiros conta com aprovação da população de sua cidade que sonha ir até São Paulo numa velocidade não tão grande, porém mais rápido que de carro hoje.

Pedro de Campo, Presidente do Parlamento Regional de Piracicaba e da Câmara de Iracemápolis, comentou que independente se o trem vai passar ou não por todas as cidades do Aglomerado Urbano, o apoio é importante porque a vinda do trem para Rio Claro beneficia a região. Por conta disso, ele vai coletar assinaturas nas 22 cidades que compõem o AUP. O parlamento já aprovou moção de apelo pela vinda do trem para Rio Claro.

O vereador Julio César P. dos Santos, da Câmara de Limeira, falou sobre a economia de tempo proporcionada pelo trem nas viagens até São Paulo, já que o percurso não terá interferências como aumento de fluxo de veículos como acontece hoje nas estradas. O diretor do Ciesp Rio Claro, Assed Bittar, enalteceu o trabalho realizado na campanha pois, segundo ele, somente com liderança e determinação, os resultados são alcançados.

O vereador Geraldo Luís de Moraes, o Voluntário, destacou a importância do trabalho conjunto que vem sendo realizado para atingir o objetivo que é importante para a comunidade. A presidente da OAB de Rio Claro, Dra. Rosa Cattuzzo, assinou o abaixo-assinado, o que também foi feito por todos os presentes. A comunidade também pode assinar o documento que está disponível na Casa do Advogado e nas suas salas na Vara do Trabalho e no Fórum, bem como nas entidades do município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.