Uma nova ferramenta para auxiliar tutores a reencontrar seus animais de estimação em caso de perda agora é lei em Rio Claro. Com isso, as clínicas veterinárias recebem um aumento da procura pelo dispositivo, segundo relata o veterinário Gustavo D’Ávila.

“Sempre tivemos esse serviço de implantação do microchip, mas percebemos um aumento na procura principalmente desde a sua obrigatoriedade através da implantação da lei municipal”, relata o responsável pela clínica Bicho Solto.

O veterinário também explica que “É um procedimento rápido e simples, parecido com uma aplicação, contendo uma seringa e agulha e indolor aos animais.


Pode ser aplicado em qualquer animal, desde uma ave de pequeno porte como uma calopsita, ou para animais maiores como cães e gatos.

Identificação


O custo do chip varia entre R$ 100 e R$ 170. Segundo uma pesquisa recente, cerca de 95% dos cães perdidos com identificação voltam para casa em menos de 48 horas, já para os gatos cerca de 70% voltam em menos de 07 dias

Cavalos devem receber dispositivo

Segundo o veterinário Gustavo D’Avila, “o microchip é um pequeno dispositivo do tamanho de um grão de arroz que armazena dados com um código numérico. Ele é implantado na pele do animal, nos cães e gatos entre as escápulas e em aves na musculatura peitoral.
É importante ressaltar que ele não é um rastreador, ele serve apenas como uma forma de identificação. Sua leitura é realizada com o auxílio de um leitor apropriado que registra os números de identificação”.

Na lei

Questionada sobre a reportagem do JC, a prefeitura de Rio Claro informou que a obrigatoriedade do tutor providenciar implantação de chip para seus animais de estimação está prevista na Lei 5.291, o chamado Código de Proteção Animal.

Além de cães e gatos, a obrigatoriedade é válida também para equídeos. Em caso de animais silvestres, os guardiões devem possuir a autorização do órgão competente.

Embora a lei determine como obrigatória a implantação do chip, segundo a prefeitura, não foi estabelecida punição para o tutor que desrespeitar a determinação.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da administração municipal, “o objetivo é que todo animal que esteja no município possa ser relacionado ao seu tutor, como forma de estimular ainda mais a guarda responsável, evitando assim que animais fiquem soltos em via pública, diminuindo atropelamentos, acidentes e situações similares. Os animais que estão sob tutela do poder público, como no caso do canil municipal, são microchipados no momento da adoção.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.