O chefe de cozinha Marcos Henrique Oliveira dos Santos é um dos 20 alunos da padaria escola que iniciou nesta segunda-feira (3) as aulas dos cursos de panificação e confeitaria em Rio Claro. “Já atuo na área e decidi fazer os cursos para me qualificar e ampliar meu campo de trabalho”, informa Santos, elogiando a iniciativa da prefeitura de oferecer gratuitamente a formação.

A dona de casa Sandra Sebrian vê nos cursos a oportunidade de ganhar renda extra para ajudar o marido, único provedor da casa. “Temos que aproveitar as oportunidades, não somente de ajudar e ter renda extra, mas de crescimento pessoal”, comenta.

Assim como Sandra e Marcos Henrique, outros 18 alunos estão tendo a oportunidade de se qualificar ou aprender uma nova profissão na padaria escola que faz parte do projeto Mãos na Massa, realizado em parceria entre a prefeitura de Rio Claro, a União de Amigos (Udam) e o Rotary Club de Rio Claro. A padaria escola funciona no prédio da Udam+, no bairro Santana.

A aula inaugural da padaria foi ministrada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Tortas, pães, broas e pudins foram produzidos pelo prefeito com passo a passo acompanhado pelos alunos. Juninho, que trabalhou em padaria dos 10 aos 24 anos, falou do carinho que tem pela profissão e destacou a importância da parceria que viabilizou o projeto. “O poder público sozinho consegue fazer muito pouco e ter o apoio de instituições e pessoas que fazem a diferença resulta em projetos como esse, que qualifica e gera emprego e renda para aqueles que mais precisam”, destacou.

A secretária do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, observou que o projeto foi idealizado pensando no usuário. “É por vocês que estamos aqui e toda a produção da padaria vai alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social”, informou. “Mais que transformar farinha em pão estamos transformando vidas com a ajuda de várias mãos”, acrescentou o vice-presidente da Udam, Adriano Marchi.

Ex-presidente do Rotary Club de Rio Claro, José Alipio Occik declarou que a entidade procura investir em projetos que tenham sustentabilidade, como é o caso da padaria escola. Eduardo Luiz Nonato, diretor de Projetos do Rotary, orientou os alunos a aproveitarem a oportunidade. “Quando você se qualifica começa a acreditar que tudo é possível. O projeto não proporciona apenas conhecimento, mas entrega sonhos”, frisou. “O que vocês aprenderem aqui vão levar para o resto da vida. Esse é o primeiro passo de uma grande etapa”, reforçou Vagner Luiz de Lima Carvalho, instrutor do curso.

A aula inaugural contou com a presença da juíza da Infância e Juventude de Rio Claro, Heloísa Alcântara. “É uma honra participar dessa atividade e uma alento saber que existem pessoas comprometidas, que doam tempo e dinheiro, para ajudar o próximo”, assinalou. O presidente da Casa das Crianças, Augusto Pedro Prochnon Júnior, ressaltou a importância de oferecer oportunidades e prometeu empregar o aluno que se destacar no curso em sua empresa.

Os cursos de panificação e confeitaria terão duração de seis meses. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os interessados em fazer parte das novas turmas devem procurar a Udam+ na Avenida 30, 1.210, no bairro Santana. Os cursos são destinados a usuários da rede socioassistencial do município.

Também participaram da aula inaugural Emerson Cruz, presidente do Rotary Club Rio Claro; Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público e Histórico; David Maxwell Ferreira, diretor municipal de Subprefeituras; o vereador Júlio Lopes; funcionários da prefeitura e da Udam e representantes do Rotary Club de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.