O jardineiro trabalha no local há 11 anos e torce todos os dias para encontrar informações sobre a mãe e outros familiares

Laura Tesseti

Jardineiro há 11 anos na Praça da Liberdade, localizada em frente ao Fórum de Rio Claro, Djalma Cerino, de 52 anos, conhecido carinhosamente como Didi, vive com a expectativa de um dia conseguir alguma notícia sobre sua mãe e também sobre outros membros da família.

Nascido em Nova Venécia, no Espírito Santo, Seu Djalma foi com o pai para Minas Gerais ainda muito pequeno e diz não se lembrar da mãe. “Morava só com o meu pai, não me lembro da minha mãe, nos mudamos quando eu era muito pequeno, então não sei o que aconteceu com ela”, conta.

O jardineiro mudou-se para o Estado de São Paulo junto do pai biológico com apenas cinco anos de idade. “Sei que morávamos num sítio e íamos para a cidade de Piracicaba, para que meu pai pudesse ir à igreja. Mas eu sempre preferi ficar andando e conhecendo os lugares, gostava muito de fazer isso”, relembra.

O jardineiro trabalha no local há 11 anos e torce todos os dias para encontrar informações sobre a mãe e outros familiares
O jardineiro trabalha no local há 11 anos e torce todos os dias para encontrar informações sobre a mãe e outros familiares

O pai, nem um pouco satisfeito com o hábito do filho, sempre reclamava. Até que um dia uma família da cidade ofereceu-lhe abrigo e disse que cuidaria dele. “Então meu pai me deu para que eles me criassem e logo nos mudamos para Corumbataí e depois para Rio Claro”, fala.

A vida com a nova família não foi muito fácil. “Eu não era muito bem tratado por eles. Então quando fiz 14 anos, já aqui em Rio Claro, saí de casa e fui morar na rua. Dormia em casas abandonadas e muita gente me ajudava, pois viam que eu não era bandido, estava só tentando encontrar um rumo na minha vida. Conseguia fazer bicos, tudo para poder me virar e muita gente me ajudou.”

O pai biológico de Seu Djalma já é falecido. “Sou sozinho e meu maior sonho é ter alguma informação sobre minha mãe, não sei nem o que eu faria se tivesse a oportunidade de conhecê-la. Posso ter irmãos também. Passo Natal, Dia das Mães sem saber se ainda tenho alguém da minha família, torço para que eu consiga alguma coisa”.

Didi é facilmente encontrado cuidando da Praça da Liberdade e algum contato também pode ser feito pelo telefone (19) 9-9658-8014. “Muitas pessoas que vivem com suas famílias não dão o devido valor, devemos amar nossos pais”, finalizou o jardineiro, emocionado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.