Antonio Archangelo/Coluna PolítiKA

Cartaz de divulgação do 21º Grito dos/as Excluídos/as divulgado pela Igreja Católica no mês de abril deste ano
Cartaz de divulgação do 21º Grito dos/as Excluídos/as divulgado pela Igreja Católica no mês de abril deste ano

No próximo dia 7, “pastorais, igrejas, movimentos populares, juventude negra, sindicatos, dependentes químicos, deficientes físicos, aposentados e grupos de Terceira Idade” participam, às 9h, no Jardim Público, do Grito dos Excluídos, edição 2015.

De acordo com nota da Pastoral Carcerária, “mais uma vez com o tema ‘A vida em primeiro lugar’, o Grito dos Excluídos provocará um olhar profético que supere as conjecturas e interesses de parte, o militarismo, e pretende olhar de verdade para o brasileiro e as suas reais necessidades. Representantes de dez estados brasileiros estiveram, em abril, reunidos em São Paulo para um momento de construção coletiva do Grito, refletindo a conjuntura nacional e a própria Campanha da Fraternidade, que convida a todos na Igreja a olhar para a sociedade, seus desafios e se coloquem em atitude profética de serviço”.

O vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, o padre Gianfranco Graziola, que participou dessa reunião em São Paulo, explica o lema do 21º Grito dos Excluídos. “Começamos perguntando-nos: ‘Que País é este?’ E as respostas vêm do dia a dia, das periferias, onde sobrevivem as famílias pobres, das juventudes que sofrem as retaliações e as exclusões de uma sociedade elitista e seletiva, dos negros e periféricos vítimas das drogas e do sistema, encarcerados e esquecidos nos porões e pocilgas humanas do perverso sistema carcerário, dos operários de quem, aos poucos e sutilmente, são retirados os direitos, dos idosos mendigando o direito a viver com dignidade os últimos dias de sua vida”, afirma o padre na nota divulgada à imprensa.

O Santuário Nacional de Aparecida acolherá, como em todos os anos, o movimento do Grito dos Excluídos. A manifestação acontece junto com a Romaria dos Trabalhadores. O movimento e a romaria marcam anualmente a data em que se comemora a Independência do Brasil, destacando a importância das lutas populares para uma sociedade mais justa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.