Frequentadores da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade afirmaram espanto ao saberem de um projeto de implantação de um portão na passagem da Avenida 5-A com a 14-B que restringe o acesso ao local.

“Diante da situação enviamos uma carta ao gestor da Feena para entender os motivos e colocamos a nossa posição, pois acreditamos que o local é um patrimônio ambiental e cultural de grande importância simbólica à população e que é muito usado para fins recreativos. Como não recebemos nenhuma resposta, recorremos ao JC”, disse Marcelo Borba.

A reportagem procurou a Fundação Florestal que se manifestou e informou que decidiu instalar um portão no acesso à Feena pelo bairro Bela Vista por conta de diversos incidentes que vêm ocorrendo no local. Dentre esses incidentes, destacam-se o uso irregular, ilícitos ambientais e criminais e a recorrência de focos de incêndio.

O local onde deverá ser instalado o novo portão é usado pelos visitantes e moradores do entorno e permite acesso a um talhão de reflorestamento, fora da área permitida para visitação pública. No entanto, a gestão da Feena pretende deixar o portão aberto diariamente, das 7h às 18h, para atender a demandas de moradores do bairro.

A instalação desse novo portão é resultado de decisão da Fundação Florestal, com a aprovação do Conselho Consultivo, formado por representantes da comunidade. Além desse, outros quatro portões serão instalados ao longo do limite da floresta com vistas a garantir maior segurança aos frequentadores, assim como resguardar a fauna, flora e o patrimônio histórico e cultural da unidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.