O Bloco-Escola Embaixadores do Samba trouxe um pouco da história do samba no Brasil. Os batuques entoados pelos negros escravizados, que acreditavam que teriam suas liberdades, eram demonstrações de fé nas senzalas e terreiros. Dessa expressão nasceram ritmos conhecidos até hoje, que passam pelo Candomblé e chegam ao samba. O samba-enredo da Embaixadores contagiou os foliões no Carnaval de Rio Claro.

A Escola de Samba Unidos da Vila Alemã, a UVA, mostrou toda sua grandiosidade no desfile da noite de sábado. Os carros alegóricos foram o ponto alto, com estruturas grandes e luxo nas fantasias. Um recomeço surpreendente para a agremiação que sofreu com um incêndio que destruiu seu barracão anos
atrás. O enredo honrou com a “explosão de cores” prometida.

“No pavilhão do meu coração, Azul e Branco é pura emoção!”. O enredo da Samuca trouxe toda tradição da escola mais campeã da história do carnaval rio-clarense para a encerrar a primeira noite de desfiles em Rio Claro. O samba-enredo, contagiante, pegou no gosto dos foliões. A bateria Ritmo Envolvente envolveu o público, que cantava junto aos centenas de integrantes da agremiação.