Conhecida como BlackJune, festa que reúne elementos da cultura negra com tradições juninas, há mais de 15 anos, terá sua próxima edição nos dias 11 e 12 de junho

Junho é um mês especial marcado pelas tradicionais festas juninas que acontecem em todo o Brasil ao som principalmente de música sertaneja e forró. Porém, que tal curtir uma festividade junina diferenciada, com muito rap, samba, samba rock e black music. Pois, todos esses ritmos vão agitar a cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, na 12ª edição da Black June, que acontece nos dias 11 e 12 de junho

Mesclando os princípios tradicionais das festas juninas (como barracas de comidas, decoração, bandeirolas, fogueira, correio elegante e brincadeiras) com os elementos da cultura negra, desde o ano de 2009, a Black June já reuniu, ao longo de suas 11 edições, mais de 100 mil pessoas de diferentes localidades. “O evento tem como primícia proporcionar aos moradores de Rio Claro e de outras cidades de todo o Estado de São Paulo, o acesso aos bens artísticos, utilizando dos locais públicos, como as praças na Av. Ulisses Guimarães, para revitalizar e ressignificar seu uso, criando novos espaços para atividades culturais”, afirma Davi Romualdo, idealizador da festa e membro da Família Bronx.

A festa é organizada pela Família Bronx, Coletivo que, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo trabalhos para fortalecer a auto-estima, a identidade e o sentimento de pertinência individual e coletiva da comunidade Negra da região. E como o evento acontece há mais de 15 anos, Davi ressalta que ele já foi área de descoberta e desenvolvimento de novos talentos artísticos de toda a região, como o Grupo Jeito Simples, Arte Resenha, Samba em Prosa, Choro no Coreto, Julio Nery, Junião, Jorge Soares, Amigos do Dito, na BlackJune também já se apresentou grupos tradicionais como a Escola de Samba Grasifs – Voz do Morro e o Jongo Dito Ribeiro, além de artistas consagrados nacionalmente, a exemplo de Leci Brandão, Dexter, Walmir Borges, SNJ, Dj Easy Nylon, Quinteto em Branco e Preto, Dj Dan Dan, Reinaldo entre outros. 

“A Black June é muito mais do que uma festa, é um meio de promover a reflexão sobre as construções sociais, políticas, históricas e culturais da população negra do interior do Estado. É um marco nas atividades municipais da comunidade Negra local”, diz Denis Ferreira, idealizador da BlackJune e membro da Família Bronx.

Em 2012, inclusive, o evento entrou no calendário oficial de festividades do município de Rio Claro da Lei n° 4394/12, apresentado pelo então Vereador Sérgio Desiderá. E, em 2018, no calendário turístico estadual pela Lei 16644/2018, assinado pelo deputado Aldo Demarchi e pelas deputadas Márcia Lia e Leci Brandão, que já se apresentou como atividade principal da BlackJune e estará presente na edição deste ano. 

Atrações como feira de gastronomia, AfroEmpreendedorismo e ModaAfro também se destacam na festa. “É preciso enfatizar a importância da rentabilidade para os AfroEmpreendedores que, todos os anos, colocam suas barracas na Avenida Ulysses Guimarães para levar o sustento a toda sua família”, ressalta Davi. 

Ele ainda explica que: “O objetivo da Família Bronx com a Black June é que esses AfroEmpreendedores consigam se organizar de tal forma que os trabalhos desenvolvidos se tornem auto-sustentáveis, a ponto de formar uma rede de geração de renda além de proporcionar encontros entre os empreendedores da comunidade negra.”

Complementa Denis Ferreira “Queremos comemorar 16 anos com a grandeza que a cidade e a comunidade Negra merecem’’, 

Serviço:

Black June 2022

Programação:

Sábado – 11 de junho

20:00 – Julio Nery

22:00 – Leci Brandão

00:00 – Jeito Simples

Domingo – 12 de junho

17:00 – Samba e Prosa

19:00 – Encontro de Batuqueiros

21:00 – KL Jay

Local: Av. Ulisses Guimarães, entre as Avenidas 22A e 24A, Rio Claro (SP)

Para saber mais da Black June, veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iyLnafm0xnw&ab_channel=VimosVideo 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.